Para celebrar o Dia do Voluntariado, comemorado nacionalmente em 28 de agosto, a Prefeitura de São José dos Campos homenageou na terça-feira (28) um grupo de 150 voluntários que atuam na Defesa Civil.
São homens e mulheres treinados e capacitados para colaborar no atendimento de ocorrências de queimadas e inundações.
No evento, realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), também foram reconhecidas pela atuação voluntária 10 instituições parceiras do órgão: Corpo de Bombeiros, Grupo Suçuarana, Cruz Vermelha Brasileira, Sociedade Valeparaibana de Cães Pastores, 32º Distrito de Escoteiros de São José dos Campos, Jeep Clube Comando da Mantiqueira, Associação de Radioamadores Voluntários da Defesa Civil, Canibais Moto Clube, Igreja da Cidade e Igreja Assembleia de Deus.
Para quem quiser se tornar voluntário da Defesa Civil, basta preencher o formulário eletrônico e aguardar a convocação para participar dos treinamentos de qualificação. Vale lembrar que o serviço não remunerado tem relevância social e segue o prescrito na Lei Federal 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.
Inspiração
O trabalho voluntário em São José dos Campos mudou a vida de Gabriel Aleksander da Rosa, que ingressou em 2013 na Defesa Civil e se tornou policial militar. “Tive experiências muito ricas e marcantes, tanto profissionalmente quanto emocionalmente. Tudo isso foi inspirador. Em 3 anos evolui tecnicamente e amadureci o desejo de continuar ajudando as pessoas de outra forma.”
Um dos tantos voluntários comprometidos com a causa é Silvio Rodolfo Pereira Junior, que atua na Defesa Civil há 12 anos. “Aqui tenho condições de colocar em prática, em situações reais, tudo que aprendi na minha formação de bombeiro civil. Já vivenciei muitas histórias nos últimos anos e me sinto honrado em fazer parte deste time. E esse reconhecimento é muito importante.”
Entre as instituições homenageadas, o Suçuarana, especializado em ações de busca e salvamento em áreas remotas, foi representado por Clayton de Campos. “Esse reconhecimento é de grande importância para e serve de estímulo para seguirmos salvando vidas”, disse o diretor de operações do grupo, que está em atividade há 29 anos e conta com 33 voluntários em São José dos Campos.