A Prefeitura de Pindamonhangaba está dando apoio aos familiares das vítimas do acidente com o ônibus de torcedores do Corinthians, que capotou na madrugada do dia 20 de agosto, na rodovia Fernão Dias. O acidente ocasionou a morte de sete pessoas, dentre elas três de Pindamonhangaba (Hamilton Rogério dos Santos, 46 anos, Parque das Nações; Allan Luis Sampaio Aguiar, 31 anos, Mantiqueira; e Vanderlei Rosielton Henrique Simão, 41 anos, Santana), e dezenas de feridos, alguns ainda internados em Betim-MG.
Assim que tomou conhecimento do acidente, na manhã de domingo, a Secretaria de Assistência Social atuou para levantar o nome das vítimas, o contato e o endereço dos parentes e iniciar os procedimentos para trazer os corpos e dar todo o amparo aos familiares.
O serviço chegou a ser iniciado via Programa Municipal de Auxílio Funeral, mesmo antes da informação de que os custos seriam bancados pelo Corinthians. Diante disso, a Secretaria de Assistência Social entrou em contato com o Jurídico do clube para as tratativas legais e manteve contato com autoridades mineiras para liberação e transporte do corpos, além de funerárias e outros serviços necessários.
Paralelo a isso, assistentes sociais mantiveram contato intenso com os familiares das pessoas mortas e dos que estavam no hospital. Técnicos do CRAVI (Centro de Referência e Apoio às Vítimas) já iniciaram procedimentos e vão fornecer todo amparo, orientação, acompanhamento e apoio psicológico aos parentes das vítimas. “A Prefeitura, via Assistência Social, está realizando todas as ações cabíveis para amenizar o sofrimento dos parentes nesse momento tão doloroso. Nossos serviços estão de portas abertas para parentes e amigos das vítimas. Alguns serviços já foram iniciados imediatamente e outros são realizados conforme a necessidade de cada família”, explicou a secretária da pasta, Ana Paula Miranda.
Para o velório coletivo, que começou no início da noite de segunda-feira, para as três vítimas de Pindamonhangaba, e de três pessoas de outras cidades (Taubaté e São Luiz do Paraitinga), a Secretaria de Esportes disponibilizou o ginásio ‘Quadra Coberta’. “É um momento de muita dor para todo o Brasil, especialmente para nós, do Vale do Paraíba. Um acidente com sete vítimas e muitos feridos. Estamos dando apoio necessário com nossas instalações e funcionários”, disse o secretário de Esportes, Everton Chinaqui.
A Secretaria de Governo e Serviços Públicos, via Departamento de Comunicação, também participa dos atos de apoio às vítimas e logística das ações, reunindo equipes, organizando fluxo de informações e organização do velório.
Por volta das 18h30, o corpo das sete vítimas chegou à Quadra Coberta, sendo que familiares da vítima de São José dos Campos optaram por levar o corpo direto para sua cidade. O corpo dos três de Pindamonhangaba, além das vítimas de Taubaté e São Luiz do Paraitinga, receberam diversas homenagens na Quadra Coberta, de milhares de pessoas. “Desde o primeiro momento, conduzimos a situação sempre em contato com os familiares, conversamos com cada um dos parentes, tanto de Pinda, quanto os de outras cidades, e respeitamos a vontade absoluta de cada um. Eles aceitaram o velório coletivo que foi proposto e estamos à disposição das famílias para o que eles precisarem”, completou Ana Paula.
A Secretaria de Saúde disponibilizou ambulâncias e enfermeiros para socorrer pessoas que passaram mal durante a chegada dos corpos e início do velório.
Cerca de duas horas após a chegada, o corpo dos moradores de outras cidade saíram, cada um para seu velório particular. Os de Pindamonhangaba seguem em velório coletivo e aberto na Quadra Coberta. O local recebe diversos padres, pastores e outros líderes religiosos.
Durante a madrugada, outros atos religiosos, orações e cantos de homenagem pela torcida do Corinthians estão programados. Além de milhares de torcedores corintianos locais e de torcidas da região, há expectativa da chegada de ônibus de São Paulo com integrantes da Gaviões da Fiel.
O sepultamento do corpo das vítimas de Pindamonhangaba está marcado para esta terça-feira (22), às 8 horas, no Cemitério Municipal.