O Exército Brasileiro celebrou com uma cerimônia em Taubaté e presença de autoridades militares e civis e convidados, os 37 anos da recriação da Aviação da Força Terrestre.
Fundada originalmente em 1919 com aviões, a Aviação do Exército viu seu papel transformado ao longo dos anos. Depois de uma pausa em 1941, ela ressurge na sua forma atual em 1986 focada e especializada na Aviação com Asas Rotativas.
A Aviação do Exército tem sido um pilar fundamental para as operações terrestres, oferecendo suporte aéreo inestimável para tropas em diversos cantos e operações pelo País, desde a sua recriação, conforme destaca o general Estevam Theóphilo Oliveira, comandante de Operações Terrestres do Exército Brasileiro. (vídeo)
O comandante do Comando Militar do Sudeste, general de Exército Guido Amin Naves, destacou a importância da Aviação e sua evolução ao longo dos anos. (vídeo)O general AMIN falou ainda sobre o trabalho em prol da sociedade, destacando o emprego da Aviação do Exército na Operação São Sebastião quando tropas do Comando Militar do Sudeste atuaram por 19 dias no Litoral Norte, após o maior temporal já registrado na história do Brasil atingir a região na noite de 18 para 19 de fevereiro deste ano. (vídeo)
Durante a cerimônia em Taubaté, o comandante do Comando de Aviação do Exército, general de Brigada Fábio Serpa de Carvalho Lima, em suas palavras, destacou os feitos da Aviação ao longo de toda a sua história e citou nomes importantes, como o capitão Ricardo Kirk – patrono da Aviação do Exército. Antes de suas palavras, o comando prestou homenagem para várias pessoas com a entrega da medalha Mérito Aviação do Exército. O comandante do 1º Batalhão de Aviação do Exército, tenente-coronel Marcos Peres de Castro, explicou a importância da homenagem. (vídeo) O aniversário é no dia 3 de setembro, mas nesta data não apenas se celebra-se os 37 anos desde a recriação da AvEx, mas também a dedicação e o compromisso de todos aqueles que servem e apoiam esta divisão vital das Forças Armadas do Brasil.