Pinda discute políticas públicas antirracista em reunião do Pacto Global em Uberaba

(Foto: Divulgação/PMP)

Membro efetivo da direção do Pacto Global Antirracista que engloba mais de 70 municípios do pais e cerca de 30 cidades estrangeiras, Pindamonhangaba esteve presente na reunião mensal realizada da cidade de Uberaba em Minas Gerais.

O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, participou da abertura dos trabalhos e falou do comprometimento da cidade em desenvolver ações antirracistas e trocar informações com outros membros do grupo, principalmente pelo fato de ser a primeira do Estado de São Paulo a assinar o pacto, segundo determinação do prefeito Dr. Isael Domingues.

O secretário esteve ao lado da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, Yago Feitosa de Paschoa (Coordenador de Políticas Públicas do Rio de Janeiro), Cassio Fagure (Presidente da Fundação Cultural de Uberaba), vereador Eloisio Santos, Reginaldo Peixinho (coordenador municipal de políticas públicas e igualdade racial), Maria Abadia Vieira da Cruz (Presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial) e o professor doutor Carlos Francisco de Moraes (Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis da Universidade Federal do Triângulo Mineiro).

As atividades foram desenvolvidas nos dias 24 e 25 de agosto, com a discussão de vários temas ligados ao racismo bem como plenárias e assembleias de interesse do pacto e que foram votadas.

O secretário esteve acompanhando da diretora de Direitos Humanos da Prefeitura de Pinda, Cidinha Pedroso e do assessor Claudio Gaude, devidamente destacado pela gestão para desenvolver ações de combate ao racismo. Uma das próximas reuniões do Pacto Global deverá ser realizada em Pindamonhangaba.

Cidades Antirracistas aderem à Política de Reparação da medalha olímpica de João do Pulo
A Política de Reparação da Medalha de Ouro nas Olimpíadas de Moscou ganhou oficialmente a adesão do Pacto Global de Cidades Antirracistas que, a partir de agora, assinará a campanha idealizada pela Prefeitura de Pindamonhangaba por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos e com o apoio da Instituto Vale, liderado pelo professor historiador Téo Pimenta e com adesões importantes como a Federação Paulista e Confederações Brasileira e Sul Americana de Atletismo.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A tema foi votado e aprovado em assembleia e, a partir de agora, contará com a ampla divulgação das cidades antirracistas que entenderam a importância da campanha, segundo destacou Yago Feitosa de Paschoa, Coordenador de Políticas de Igualdade do Rio de Janeiro, cidade que lidera o pacto. “Estamos juntos nesta luta”, disse, aprovando a iniciativa do secretário João Carlos Salgado, que apresentou a trajetória de sucesso do atleta, figura ilustre do esporte nacional e personalidade representativa símbolo do combate ao racismo.

O secretário destacou que tem recebido total apoio do prefeito Dr. Isael Domingues e também do vice-prefeito Ricardo Piorino e que eles inclusive têm participado de ações visando a adesão de toda a sociedade nesta luta.

Botão Voltar ao topo