A Ferroviária conquistou o acesso à Série C ao superar o Sousa-PB no último domingo (3) e entrou para uma seleta lista de clubes locais a alcançarem tal feito. Com isso, o futebol paulista atingiu o nono acesso na história da competição desde que ela foi criada em 2009.
De lá para cá, nove clubes paulistas conseguiram ascender de divisão e o primeiro a atingir o feito foi o Oeste, em 2011. No ano seguinte, o Mogi Mirim repetiu a obra.
Nas temporadas 2015 e 2016, Botafogo (campeão) e São Bento foram os protagonistas do futebol estadual a chegarem à Série C. Em 2019, o Ituano foi a bola da vez e também chegou ao acesso.
O ‘ano mágico’ para o futebol paulista foi o de 2020. Na oportunidade, o Mirassol repetiu o feito do Botafogo (2015) e conquistou o título e chegou à Série C acompanhado do Novorizontino.
No último ano, o São Bernardo cravou a sua chegada à Série C e, caso não ascenda à Série B, terá a companhia da Ferroviária em 2024. Agora, o clube de Araraquara segue na disputa título nacional. Na semifinal, os afeanos enfrentam Athletic-MG, com a decisão da vaga sendo decidida na casa do rival.