A Basílica de Aparecida (SP), capital mariana da fé do Brasil, acolhe milhões de peregrinos ao longo do ano. Neste feriado nacional prolongado, devido à comemoração da Independência do Brasil, o Santuário Nacional acolherá diversas romarias que unem orações em diferentes intenções.
Pedindo a intercessão de Nossa Senhora Aparecida pelos trabalhadores brasileiros, nesta quinta-feira (7), participa da missa das 9h, no Altar Central, a 36ª Romaria Nacional dos Trabalhadores e 29º Grito dos excluídos.
Na sexta-feira (8), a missa das 12h celebra, em especial, o Dia Nacional do Terço dos Homens. Preside a celebração o arcebispo de Juiz de Fora (MG) e bispo referencial para o Movimento Nacional do Terço dos Homens da CNBB, Dom Gil Antônio Moreira.
Esta é a primeira vez que a data será celebrada, já que o Dia Nacional do Terço dos Homens foi instituído em lei, no Brasil, em abril deste ano. A dia faz homenagem ao movimento do Terço dos Homens, um incentivo à prática da oração em grupos de homens. A Romaria Nacional do Terço dos Homens é a maior romaria organizada pelo Santuário Nacional e ocorre sempre em fevereiro.
O dia 8 de setembro também é especial para a Rede Aparecida de Comunicação, responsável por propagar a devoção a Nossa Senhora pelos meios de comunicação. Ao mesmo tempo em que a Igreja celebra a Festa da Natividade de Nossa Senhora, ou seja, o seu nascimento, comemora-se o aniversário de 18 anos da TV Aparecida e 72 anos da Rádio Aparecida. A missa em ação de graças pela data ocorrerá em 11 de setembro.
Já no sábado (9), dentre as romarias agendadas, está a Romaria da Arquidiocese de Ribeirão Preto, de Ribeirão Preto SP. O grupo participará da missa das 9h, no Altar Central do Santuário. A celebração será presidida pelo bispo arquidiocesano, dom Moacir Silva.
Referência da Igreja no país, o Santuário Nacional acolhe, ainda, no próximo domingo (10), duas pastorais jubilares da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): Pastoral da Criança e Pastoral da Juventude, celebrando 40 e 50 anos de missão, respectivamente.
A partir do exemplo de Maria, a Pastoral Nacional da Juventude inspira sua missão. “Esta romaria é sonhada e gestada há cinco anos, por muita gente que tem a evangelização da juventude como o seu primeiro amor. Ela não poderia ser realizada noutro lugar que não fosse a Casa da Mãe Aparecida. É a ela que recorremos e nos inspiramos para o nosso fazer pastoral”, destaca a secretária nacional da Pastoral da Juventude, Wanessa Freire.
As celebrações têm transmissão da Rede Aparecida de Comunicação (TV Aparecida, Rádio Aparecida e Portal A12), Aparecida ao Vivo e Aplicativo Aparecida. Nas redes sociais do Santuário Nacional também é possível acompanhar as atividades.