publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São Sebastião recebe a 6ª edição do “Festival Quitutes e Batuques”

A cidade de São Sebastião, no litoral norte paulista, recebe na próxima semana, a 6ª edição do “Quitutes & Batuques – Países de Língua Portuguesa”, festival de intercâmbio criativo e cultural que une artistas e profissionais internacionais com intuito de realizar oficinas e performances em comunidades brasileiras.

O evento, da produtora Prumopro, tem o fomento do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo do Estado de São Paulo, apoio e parcerias do Instituto Mpumalanga, Casa Brasileira, NIX Diversidade e Economia Social, FAR, TV Cidade, SEDES, Instituto Verdescola, Buffet Caipira Comida Roça, Instituto Chão Caiçara, Prefeitura Municipal de Taubaté e Prefeitura Municipal de São Sebastião.

Durante uma semana, de 11 a 16 de setembro, o Festival trará à tona temas contemporâneos como migração, sustentabilidade, políticas culturais e meio ambiente, através de um mix irresistível de atividades.

Serão promovidas oficinas culturais, incluindo música instrumental, artes visuais, artes cênicas, vídeo e gastronomia, que visam capacitar a comunidade local com ferramentas de produção cultural para a realização de seus próprios eventos e produções.

Entre os artistas convidados para o evento estão Aylton Alfredo Manuel – artista versátil e dançarino de Angola, conhecido por suas contribuições para a cultura africana no Brasil; Safira Lazuli – dançarina e coreógrafa de Angola, dedicada a espalhar a alegria da dança e da cultura; Lara Lopes – ativista dos direitos LGBTQIA+ e entusiasta da culinária de Moçambique, trazendo sua herança culinária única para o festival; Francisco Amorim – músico multi-instrumentista de Portugal, renomado por seus diversos talentos musicais; Nhantumbo’Space – dançarino, escultor, percussionista e coreógrafo de Moçambique, comprometido com danças contemporâneas e tradicionais; Adriana Saldanha – jornalista, chef de cozinha e líder de projetos educacionais e culturais; Almir Clemente Pereira – maestro e músico, uma força motriz por trás da música local e das orquestras e; Claudia Melo: Jornalista e cinegrafista especializada em intercâmbio cultural, história oral e conteúdo comunitário.

O público-alvo varia para cada oficina, desde músicos, artistas visuais, atores, realizadores de audiovisual até cozinheiros e estudantes de gastronomia. Cada oficina terá uma carga horária de 20 horas distributivas ao longo de cinco dias, proporcionando uma imersão significativa nas respectivas disciplinas.

No encerramento da residência artística, anfitriões e convidados se unirão em uma festa comunitária repleta de apresentações artísticas preparadas durante as oficinas.

“O Festival ‘Quitutes & Batuques’ é mais do que um evento; é uma celebração da cultura e da diversidade, proporcionando um espaço de criatividade e de intercâmbio entre artistas (nacionais e internacionais) e as comunidades”, declarou Coraly Pedroso, organizadora do festival.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Botão Voltar ao topo