O programa Vizinhança Solidária (PVS) da Polícia Militar tem se mostrado uma eficiente ferramenta no combate à criminalidade. Em Pindamonhangaba, inúmeros bairros contam com essa parceria entre a comunidade e a PM e no último final de semana, a atuação firme e forte do programa ocasionou no êxito da prisão de indivíduos que praticavam furto no bairro Jardim Yassuda.
Vítima de um furto na última quarta-feira (6), véspera do feriado da Independência, em seu estabelecimento comercial, o proprietário de uma loja, localizada às margens do início da rodovia Abel Fabrício Dias verificou pelo seu sistema de monitoramento que um indivíduo praticava furto no interior do seu comércio por volta das 0h40 da madrugada de domingo (10).
Imediatamente, a vítima postou no grupo “Vizinhança Solidária Jardim Yassuda”, as imagens do elemento que praticava o furto no seu comércio. Após acionar 190, os moradores do bairro foram alimentando os policiais militares com as características do elemento, que trajava camisa polo cinza, bermuda, boné escuro e sem chinelo.
Com as informações, os policiais militares da 2ª Companhia da Polícia Militar do Interior, equipe da Força Tática deparou com um dos infratores pelo bairro Castolira, por volta da 1h20, que informou à equipe que havia vendido um notebook para outro indivíduo, citando o endereço.
Mediante informações, a Polícia Militar deslocou até o endereço do outro indivíduo, no qual foram localizados três notebooks, sendo um deles da empresa Garimpo. Os indivíduos foram conduzidos à Delegacia de Polícia, onde um deles permaneceu à disposição da Justiça e o outro responderá em liberdade.
“Nosso bairro tem sido muito unido no combate às infrações e qualquer movimentação suspeita o grupo já se movimenta, aciona 190 e troca informações. É um trabalho sério que já evitou muitas ocorrências e prejuízos para nós moradores”, afirmou um dos tutores do programa no bairro.
O que é o PVS e como participar?
O PVS tem o intuito de resgatar a percepção de segurança na comunidade, aproximando um vizinho do outro e afastando a indiferença para com o próximo. Tutor é o cidadão local, líder comunitário na vizinhança solidária, que será instruído pela PM acerca de prevenção primária entre outras ações.
O programa é de adesão voluntária e a comunidade deve procurar a companhia policial mais próxima para manifestar o desejo da comunidade ou bairro integrar a atividade. Após reunião de instrução com os moradores e adesão da maioria, os mesmos colocam uma placa nas residências, que identifica que o bairro tem o monitoramento comunitário, realizado em parceria com a polícia. A adesão não precisa ser feita pela totalidade do bairro e sim por núcleos ou ruas e avenidas.