São José recebe festival internacional de documentários musicais

O In-Edit Brasil – Edição São José dos Campos tem a parceria da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e da Prefeitura. (Foto: Ilustração/PMSJC)

São José dos Campos entra definitivamente na rota dos grandes eventos da capital. De 20 a 27 de setembro, a cidade recebe o In-Edit Brasil 2023, com 17 documentários musicais, que serão exibidos gratuitamente durante sete dias no Cine Teatro Benedito Alves.

Além das sessões, haverá também shows e bate-papos. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência, na bilheteria do cinema.

O In-Edit Brasil – Edição São José dos Campos tem a parceria da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e da Prefeitura de São José dos Campos e é uma realização da In Brasil Produção Cultural e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com patrocínio máster da Colombo Agroindústria.

Na tela do antigo e remodelado Cine Teatro, filmes inéditos em São José e região vão levar o público a um mergulho na história de grandes nomes da música, como Michael Jackson, durante a produção do álbum que seria a sequência de “Off The Wall”.

Naquela época, a pressão era enorme e o rei do pop precisava frear a queda nas vendas. Foi aí que surgiu “Thriller”, o disco mais vendido de todos os tempos.

O documentário “Sonic Fantasy” (que será exibido no dia 24/9, domingo, às 21h) mostra detalhes dessa história, que é contada por Bruce Swedien, técnico de som que trabalhou no disco na época. Dirigido pelo espanhol Marcos Cabotá, o filme é um dos selecionados para o Panorama Internacional do In-Edit Brasil 2023.

Ao lado de Michael Jackson, outros ícones da história da música, como Elis Regina, Tom Jobim, Miúcha, Fausto Fawcett, Lupicínio Rodrigues e Heitor Villa-Lobos, vão ter suas histórias exibidas, sob perspectivas inéditas, em tela grande. Com os 17 títulos, São José dos Campos inaugura a itinerância nacional do In-Edit Brasil 2023 e recebe, pela primeira vez, uma edição do festival.

Abertura

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A sessão de abertura do In-Edit Brasil 2023 – edição São José dos Campos, será no dia 20 (quarta-feira), às 19h, com a exibição do premiado “Terruá Pará”, da diretora Jorane Castro, que venceu o In-Edit Brasil 2023. Entre natureza e som, o filme nos conduz a um mergulho na diversidade da música amazônica.

Após a exibição, o festival promove um pocket-show com o Strobo, grupo que mistura ritmos tradicionais paraenses com batidas eletrônicas.

Convidados especiais

O festival terá também três sessões comentadas, com André Piruka, diretor de “Famoudou Konatê – O Rei Do Djembe”; Luiz Thunderbird, diretor do curta “Lucinha Turnbull”; e Lucas Nobile, jornalista e pesquisador musical do filme “Lupicínio Rodrigues – Confissões de um sofredor”.

Na programação musical, além do show do Strobo, apresentações ao vivo com Fausto Fawcett, personagem de “Fausto Fawcett na Cabeça” (no dia 23/9, sábado, a partir das 19h), e com a dupla Thunder & Turnbull, formada pelo diretor e a protagonista do curta “Lucinha Turnbull”, no encerramento do evento (no dia 27/9, quarta-feira, a partir das 21h).

Programação

20/9 (quarta) – Sessão de Abertura

19h, TERRUÁ PARÁ (Vencedor do In-Edit Brasil 2023, São Paulo)

*Após a exibição, apresentação musical do grupo Strobo, de Belém do Pará

21/9 (quinta)

19h, LUPICÍNIO RODRIGUES – CONFISSÕES DE UM SOFREDOR*

21h, ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ

*Sessão comentada pelo jornalista e pesquisador musical do filme, Lucas Nobile

22/9 (sexta)

17h, MOA – RAIZ AFRO MÃE

19h, CAN AND ME

21h, THE ELEPHANT 6 RECORDING CO

23/9 (sábado)

17h, MIÚCHA, A VOZ DA BOSSA NOVA

19h, FAUSTO FAWCETT NA CABEÇA

21h, Show: Fausto Fawcett Trio

24/9 (domingo)

17h, FREVO MICHILES

19h, LOUDER THAN YOU THINK

21h, SONIC FANTASY

25/9 (segunda)

19h, FAMOUDOU KONATE – O REI DO DJEMBE*

21h, CARMINE STREET GUITARS

*Sessão comentada pelo diretor do filme, André Piruka

26/9 (terça)

19h, VILLA-LOBOS EM PARIS

21h, PEIXE ABISSAL

27/9 (quarta)

19h, LA DANZA DE LOS MIRLOS

21h, LUCINHA TURNBULL*

*Sessão apresentada pelo diretor Luiz Thunderbird e pela cantora Lucia Turnbull

*Após a sessão, show de encerramento com a dupla Thunder & Turnbull

Botão Voltar ao topo