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Procon de Jacareí divulga ranking do primeiro semestre

Consignados e cartões de crédito estão no topo da lista de reclamações

O Procon de Jacareí divulgou o balanço de reclamações dos consumidores no primeiro semestre de 2023. Assuntos financeiros aparecem no topo da lista, com cerca de 60% das 314 queixas registradas no período. Na sequência estão as reclamações referentes a produtos e serviços.

Entre as principais reclamações no quesito assuntos financeiros, estão empréstimo consignado e cartões de crédito.

De acordo com diretor interino do Procon de Jacareí, Renan de Oliveira Corrêa, em relação ao consignado, os problemas denunciados pelos consumidores são principalmente por conta de juros abusivos e por empréstimos feitos por instituições financeiras sem a autorização do beneficiário, geralmente aposentados e pensionistas.

“Neste caso é muito importante não fornecer dados pessoais por telefone ou WhatsApp e nem acessar links suspeitos. Se necessitar fazer um empréstimo, dar preferência a realizar direto na agência, ler o contrato e estar atento ao número de parcelas e percentual de juros em caso de atraso, para evitar endividamento”, explica Côrrea.

Quanto aos cartões de crédito, a maior parte das denúncias dos consumidores refere-se ao valor alto das faturas. “Por isso é importante que, ao realizar a compra no cartão de crédito, o consumidor tenha atenção à data de vencimento e pagar o total da fatura. Porque ao realizar o pagamento mínimo, o consumidor entra no rotativo e o valor das taxas e juros aumentam, levando ao risco de endividamento.

Ranking de reclamações do primeiro semestre:

187 reclamações – Assuntos financeiros

47 reclamações – Produtos

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33 reclamações – Privados

22 reclamações – Serviços essenciais

19 reclamações – Saúde

3 reclamações – Alimentos

3 reclamações – Habitação

Serviço

O Procon de Jacareí está situado na rua Av. Capitão Joaquim Pinheiro do Prado, 222. Telefone e WhatsApp: (12) 3955-9130; E-mail: [email protected].

Aberto ao público de segunda a quinta. Atendimento presencial das 9h às 16h horas, com entrega de senhas até às 15h15. Sexta-feira, aberto das 8h às 16h, somente para realização de audiências de conciliação, previamente agendadas.

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