A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu uma oficina de orientação para retirada de húmus aos participantes do programa Composta Pinda. A ação foi realizada no último sábado (16), no Parque da Cidade.
Os participantes puderam tirar dúvidas sobre o manuseio da composteira, aprender técnicas apresentadas pelo técnico da Morada da Floresta, Cláudio, além de interagirem entre si e compartilharem experiências. “Essas oficinas são importantes pois ajudam a gerar informações e aprendizados que serão utilizados pelos participantes no processo de compostagem que realizam em casa. Além disso, nesta 2ª oficina, pudemos ver os participantes atentos, tirando suas dúvidas e interagindo ativamente durante a orientação prática de retirada do húmus, demonstrando o quanto estão envolvidos no programa”, afirmou a chefe de Divisão de Programas e Projetos Ambientais, Ione de Almeida Barbosa.
A empresa contratada foi responsável por conduzir a oficina, fornecendo demonstrações e esclarecimentos sobre os cuidados e a retirada do húmus, do composto líquido e do uso do material produzido que poderá ser adicionado ao solo, tornando-o ideal para o crescimento das plantas, e também nos vasos e outros locais de plantio.
Esta foi a segunda ação de treinamento à equipe. A primeira foi em julho, para orientar os participantes quanto a montagem da composteira e de como iniciar o processo de compostagem em suas residências. Neste dia, cada participante recebeu uma composteira para uso doméstico, um manual de compostagem impresso e o kit de compostagem que incluiu minhocas californianas e um pacote de serragem. O Programa contempla oficinas de capacitação e um grupo em um aplicativo de conversa, em que todos o participantes fazem parte, para tirar dúvidas e receber orientações específicas sobre o processo de compostagem doméstica.
Além do objetivo de conscientizar a população do Município acerca da importância da destinação adequada dos resíduos sólidos, orgânicos e a praticidade da compostagem doméstica, o Programa Composta Pinda pretende fomentar a agricultura doméstica e uma alimentação mais saudável, visto que o composto orgânico gerado pode e deve ser amplamente utilizado nos jardins, pomares e hortas urbanas, proporcionando ao mesmo tempo a restauração dos solos e a produção abundante em cada residência, de frutas, verduras, legumes e hortaliças orgânicas, saudáveis, livres de agrotóxicos.