Equipes da prefeitura de Pindamonhangaba desmontaram um acampamento de caçadores no Parque do Trabiju na última semana. A operação envolveu agentes da Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Ambiental, Guarda Civil Metropolitana e Patrulha Rural.
De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente, durante patrulhamento de segurança pelo Parque, foi encontrada uma estrutura similar a uma cabana com capacidade para abrigar duas pessoas, com camas feitas de madeiras cortadas, além de cobertura de lona. No local também foram encontrados colchonetes, garrafas e panelas.
Os itens foram retirados do local e apreendidos. A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, lembrou que “a ação dos caçadores se trata de crime ambiental previsto no artigo 38 da Lei Federal 9.605, que prevê multa e detenção de um a três anos de prisão para quem danificar ou destruir área de preservação”. Ela afirmou que o Parque do Trabiju recebe rondas constantes de guardas ambientais, além de monitoramento por câmeras.