A cota única ou primeira parcela do IPTU Complementar de Pindamonhangaba vence na quarta-feira (20). Os boletos já estão disponíveis no site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br.
Para emissão dos boletos, basta acessar o banner IPTU na página principal do site. Dentro do link, é só clicar no ícone IPTU complementar e digitar a sigla do imóvel.
Os valores podem ser pagos à vista (com 10% de desconto) ou em até quatro parcelas – desde que cada uma não seja inferior à metade de metade da UFPM (R$ 60,32).
O valor só pode ser dividido em até quatro vezes porque o pagamento deve ocorrer dentro do exercício do ano vigente. Assim, o vencimento do primeiro pagamento será dia 20 de setembro e o último, se for o caso, para 20 de dezembro.
O IPTU complementar é destinado aos imóveis com áreas divergentes entre o projeto apresentado e a área construída. Este ano, os proprietários dos imóveis nesta situação receberam uma correspondência notificando sobre seus dados imobiliários e tiveram um prazo de 30 dias para agendar atendimento e contestar as medições.
Vale ressaltar que o pagamento do IPTU e do IPTU complementar ocorrem em guias diferentes. Assim, as guias de IPTU emitidas no início do ano para quem optou pelo pagamento parcelado continuam valendo normalmente e devem ser quitadas.
Quem teve imóvel notificado sobre aumento da área construída deve pagar o IPTU lançado no início do ano e o novo boleto de IPTU complementar.
Para 2024, os dois valores serão unificados.