A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba e o Conselho Municipal de Cultura realizaram, nos últimos dias 15 e 16, a 4ª Conferência Municipal de Cultura com o tema: “Democracia e Direito à Cultura”, na Fasc (Faculdade Santa Cecília).
Segundo a diretora de Cultura, Rebeca Rezende Guaragna Guedes, “a abertura da 4ª Conferência Municipal de Cultura foi um sucesso.
O objetivo foi promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos municipais e de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas do município, estado e do Brasil”. O evento reuniu cerca de 120 pessoas.
A abertura da conferência contou com a participação do representante do MINC/SP, Alessandro Azevedo, representando a Câmara de Vereadores, o vereador Vela, o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Wagner Eduardo Souza, e a palestrante, pedagoga, pesquisadora, psicopedagoga, psicanalista, especialista em gestão de políticas culturais pelo observatório Itaú Cultural, mestranda pela USP e fundadora da Cia Cultural Bola de Meia, Jacqueline Baumgratz, que finalizou o dia com a palestra “Democracia e Direito à Cultura”.
No sábado, as atividades começaram pela manhã, às 8h, com a recepção e credenciamento dos participantes que não se inscreveram previamente.
A partir das 9h os grupos se reuniram para elaborar propostas relacionadas aos seis eixos temáticos definidos. “Esses eixos abrangeram temas cruciais como institucionalização da cultura, democratização do acesso, identidade e memória, diversidade cultural, economia criativa e linguagens digitais”, concluiu o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.
Na Plenária Final da 4ª Conferência Municipal de Cultura, foram eleitos os 06 delegados para participar da 4ª Conferência Estadual de Cultura, sendo 03 do Poder Público e 03 da Sociedade Civil. São eles: Poder Público: Alcemir Palma, Rebeca Guaragna e Mauro Barbosa. Sociedade Civil: Márcia Oliveira, Guilherme Barbosa e Bruna Lara.
Para finalizar o evento, no sábado, aconteceu uma oficina de Maracatu.