publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alunos da Apae de Ilhabela visitam cachoeira acessível

(Foto: Divulgação/PMI)

Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ilhabela visitaram na terça-feira (19) o Parque Municipal das Cachoeiras, localizado no bairro da Água Branca, onde recentemente foi inaugurada a primeira cachoeira acessível do país.

A visita marca o mês setembro verde, em que é celebrada a luta pela inclusão das pessoas com deficiência.

Acompanhados pelos secretários Harry Finger (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Kátia Freire (Meio Ambiente) e pelo secretário adjunto de Esporte e Lazer, Felipe Nascimento, os alunos puderam aproveitar o passeio utilizando o corrimão e a pavimentação com declividade máxima de 8%, que assegurou a acessibilidade em todos os momentos.

Os apaeanos aproveitaram a experiência na natureza com uma vista privilegiada do deck no meio do caminho, área especialmente projetada para oferecer comodidade aos cadeirantes durante a subida.

A secretária de Meio Ambiente e engenheira florestal, Kátia Freire, destacou a importância das trilhas acessíveis tanto para pessoas com deficiência como para quem possui apenas mobilidade reduzida.

“Para mim foi uma honra poder fazer parte dessa ação e ver a felicidade dos alunos usufruindo de uma natureza preservada e acessível. Como engenheira foi de grande valia acompanhar todo o projeto e poder vê-lo ser entregue neste mês tão significativo, o setembro verde”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Harry Finger, ressaltou a importância da acessibilidade para que todos tenham contato com a natureza.

“Foi muito legal ver os alunos da APAE utilizando a acessibilidade das trilhas no Parque das Cachoeiras. A felicidade deles em estar na cachoeira e a possibilidade desse contato com a água é impagável. As trilhas acessíveis são importantes tanto para pessoas com deficiência como também para idosos”, finalizou.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Para o secretário adjunto de Esporte, Felipe Nascimento, “A construção desta rampa para acessibilidade no Parque das Cachoeiras é um dos maiores ganhos da população Ilhabelense.

Essa ação em conjunto com a APAE foi maravilhosa, não existe preço para um sorriso e o que mais podemos ver hoje foram sorrisos verdadeiros. A administração do prefeito Toninho Colucci tem trabalhado incessantemente para levar alegria e realização aos munícipes”.

A presidente da APAE, Mônica Kurachina, também acompanhou o passeio e enfatizou a alegria em poder ver os alunos aproveitando um dos pontos fortes da cidade, que é a natureza exuberante.

“Ao acompanhar o cotidiano desses alunos, sempre pensamos em formas de incluí-los em atividades que para pessoas sem limitações são simples, mas para eles têm grande significado”, finalizou.

Botão Voltar ao topo