O Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul lançou a campanha #EUAMORIOPARAÍBADOSUL para conscientizar a sociedade civil, as empresas, as instituições públicas e todos que estão diretamente e indiretamente envolvidos com a bacia paulista, sobre a importância da proteção ambiental e segurança hídrica.
A campanha foi lançada no mês de setembro, pois no Estado de São Paulo, no dia 22 é comemorado o Dia do Rio Paraíba do Sul. Originada do Projeto de Lei 228/2003, a lei nº 12.094, que instituiu a data, foi sancionada em outubro de 2005. Além disso, no Brasil, no dia 23 de setembro é comemorado o Dia da Nascente do Rio Paraíba do Sul.
“A campanha tem o intuito de levar a sociedade esse amor que nós devemos ter pelo nosso rio. A relação sempre vai ser de troca: Nós, como amor e zelo por nossa água, e o rio nos trazendo esse bem precioso e fundamental à nossa sobrevivência, para que a possamos ter qualidade de vida. A água é um bem de domínio público e limitado, por isso que devemos, como Comitê, incentivar que todos possam olhar com muito carinho e trabalhar para a preservação ambiental. Nossa preocupação é que o rio sempre possa existir com água de qualidade e quantidade necessária, para vivermos de forma sustentável. Amar as nossas águas e amar o nosso rio Paraíba do Sul, é uma forma de amor por nós mesmos. Sem água não existiremos”, afirma Maria Eduarda San Martin, presidente do CBH PS e secretária de meio ambiente de Pindamonhangaba.
Este ano, o CBH-PS deliberou mais de 30 projetos para o cuidado e proteção da bacia do rio Paraíba do Sul paulista. O investimento foi em torno de 34 milhões ao todo do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos. Os projetos aprovados são de saneamento rural, controle de perda de água, sistemas de tratamento de esgoto doméstico, obras de drenagem urbana, restauração florestal, planejamento, diagnósticos, educação ambiental e entre outros.
“Nós temos um papel fundamental na deliberação dos projetos, prestando apoio técnico e operacional à gestão integrada de recursos hídricos, além de planejar, executar e acompanhar ações, de acordo com as propostas prioritárias do Plano de Recursos Hídricos. Fico muito feliz em ver grandes projetos sendo deliberados no nosso Comitê. Eles farão a diferença na vida das pessoas e nos municípios que a bacia contempla”, afirma Márcia Eliza, secretária executiva do CBH-PS e diretora do DAEE em Taubaté.
O Rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna e nasce na Serra da Bocaina, no município de Areias (SP). Este rio engloba parte dos territórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, sendo caracterizado como um rio federal. Os principais afluentes são os rios: Jaguari (SP), Buquira (SP), Una (SP), Paraibuna (SP) Piabanha (RJ), Paraibuna (MG), Pomba (MG) e o Muriaé (MG). Sua foz é no Oceano Atlântico em São João da Barra (RJ). Em Barra do Piraí (RJ), há um desvio de parte de suas águas para a bacia do rio Guandu (RJ), gerando energia elétrica e garantindo o abastecimento de água para a quase totalidade da população da metrópole do Rio de Janeiro.
No estado de São Paulo, o rio Paraíba do Sul abastece mais de 2 milhões de pessoas. “Sabe aquela água que sai da torneira? É dela que estamos falando aqui. Muito se fala em meio ambiente e pouco ouvimos sobre o cuidado com o nosso rio. Por isso, esta campanha é fundamental. Temos responsabilidade com o rio Paraíba do Sul. Ele é o principal rio que abastece as nossas casas. O Comitê já deliberou, desde 2019, mais de R$ 70 milhões do FEHIDRO para proteção às nossas águas. É nossa missão devolver a população que paga pelo uso dela, o que a natureza nos dá de graça. Portanto é muito importante cada um de nós temos responsabilidade e amor pelo nosso rio”, afirma Renato Traballi Veneziani, vice-presidente do CBH-PS e presidente do Sindicato Rural de São José dos Campos.