Semana da Árvore tem programação até domingo em Pindamonhangaba

(Foto: Divulgação/PMP)

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Pindamonhangaba está promovendo várias ações em comemoração ao Dia Mundial da Árvore (21 de setembro).

Para isso, Pindamonhangaba criou a Semana da Árvore, com uma programação ambiental em vários pontos da cidade.

No primeiro dia de atividades, na quinta-feira (21), houve esquete com os alunos da escola Abdias Junior Santiago e Silva, no Parque da Cidade, e doação de 200 mudas de árvores na Praça Monsenhor Marcondes.

De acordo com a assessora do Meio Ambiente, Cintia Ramos, as ações foram de grande sucesso, pois os alunos aprovaram a iniciativa e foram participativos e a doação de mudas acabou em poucos minutos.

No período da tarde, a doação ocorreu no Shopping Pátio Pinda, com entrega de 100 mudas e plantio de 50 mudas de árvores com alunos da rede municipal. O plantio foi realizado em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), no Parque da Cidade.

Na sexta-feira (22) terá doação de 200 mudas na Praça do Cisas em Moreira César, às 10 horas.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

No sábado (23), às 10 horas, haverá doação de 200 mudas no Parque da Cidade.

No domingo (24), a doação será às 10 horas, no Bosque da Princesa, com 200 mudas.

A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, disse que “a árvore é um bem muito precioso, que devemos preservar tanto na nossa cidade, na área urbana e na área rural, porque tem uma função muito importante no meio ambiente.

A primeira delas, a mais relevante, é a troca de gás carbônico em oxigênio na atmosfera. Isso ajuda a reduzir os impactos do efeito estufa, ajuda a reduzir também o impacto das mudanças climáticas, proporciona sombra nas ruas e é possível verificar que a temperatura também daquela região, daquele bairro onde possui mais árvore, é mais amena. As árvores também auxiliam na biodiversidade local, sendo fontes de alimento para várias espécies, como pássaros e insetos, principalmente que são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema”.

Maria Eduarda também afirmou que “o plantio de árvores ordenado e planejado pode prevenir a erosão do solo, além de influenciar a questão paisagística de embelezar a cidade”.

Botão Voltar ao topo