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Starbucks Brasil anuncia nova iniciativa de empregabilidade Trans

O projeto chamado I Am Working disponibilizará vagas em mutirão de entrevistas e workshops de empregabilidade voltados à comunidade trans e travesti

Loja da Starbucks na Alameda Santos em São Paulo, decorada para o mutirão de entrevistas de emprego para membros da comunidade trans e travesti. (Foto: Divulgação Starbucks Brasil)

A Starbucks Brasil, operada localmente pela SouthRock, anuncia hoje a segunda edição da iniciativa “I Am Working”, voltada para a empregabilidade da comunidade trans e travesti no Brasil. Buscando ampliar o impacto dela, a marca convidou outras empresas do segmento de alimentos e bebidas operadas pela SouthRock para participar este ano.

Lançada em 2022, a iniciativa “I Am Working” transforma a loja da Starbucks na Alameda Santos em São Paulo em um hub de empregabilidade por um dia, incluindo entrevistas de emprego e um programa de capacitação desenvolvido para membros da comunidade trans e travesti, que historicamente tem menos oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

“A Starbucks Brasil é uma aliada da comunidade LGBTQIAPN+ e estamos constantemente buscando novas formas de ampliar o nosso suporte a ela. É com muito orgulho que anunciamos a segunda edição do nosso projeto de empregabilidade trans e travesti, o ‘I Am Working’”, conta Claudia Malaguerra, Managing Diretor da Starbucks Brasil. “A Starbucks segue comprometida em construir uma cultura de acolhimento, onde todos os nossos colaboradores, clientes e parceiros se sintam bem-vindos. Estamos muito felizes em poder ampliar o projeto este ano e convidar mais marcas para se juntarem a nós nessa jornada pela Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), contribuindo para aumentar a visibilidade dessa causa tão importante”, completa.

Este ano, a Starbucks Brasil conta com o suporte do hub de empregabilidade O Trampo É Seu, que ficou responsável pela sensibilização das empresas acerca da importância de DE&I e pelo recrutamento dos candidatos. O mapeamento de profissionais interessados contou com a colaboração das ONGs Casa Florescer e Casa de Acolhimento João Nery. Os candidatos passarão por um workshop em preparação para o mutirão de entrevistas, que serão conduzidas na loja da Starbucks na Alameda Santos em São Paulo, no dia 21 de setembro. As empresas participantes também passarão por um treinamento para melhor receber seus novos colaboradores, incluindo temas como empatia e neurociência do comportamento, com foco em vieses inconscientes.

“Para a inciativa ‘I Am Working’, buscamos encontrar os candidates onde estão e vivem e, a partir de um processo humanizado, nos conectamos com a realidade de cada um para entender seu perfil, demandas, estilo e principalmente para falar a mesma ‘língua’.”, conta Sandra Gioffi, CEO da O Trampo É Seu. “O processo seletivo é uma escolha de mão dupla e buscamos nos comunicar claramente e demonstrar nosso interesse genuíno em conhecer e acolher todos os membros da comunidade.”, finaliza.

APOIO À COMUNIDADE TRANS
Nas lojas da Starbucks, todas as pessoas que pedem um café ou uma bebida têm o seu nome escrito no copo, seja ele qual for, sem questionamentos. Isso serviu de inspiração para o lançamento do projeto “Eu Sou”, em janeiro de 2020, em apoio ao Dia Nacional da Visibilidade Trans.

O projeto oferece apoio jurídico e psicológico gratuito para partners (colaboradores) que desejam alterar seus nomes e gêneros em suas certidões de nascimento. Desde o lançamento, mais de 100 partners e membros de ONGs parceiras da Starbucks Brasil tiveram seus nomes retificados. Com a permissão dos participantes, a jornada emocional do primeiro ano da ação foi registrada para dar ao público uma visão do impacto significativo do projeto. O vídeo ganhou o Grand Prix no Cannes Lions Festival em 2021 e, dois Effie Awards, além de outros reconhecimentos do setor.

O projeto “Eu Sou” serviu de inspiração para a Starbucks Brasil que, em 2022, lançou o “I Am Working” como uma segunda fase da iniciativa, voltada à empregabilidade da comunidade trans e travesti. O projeto levou o Bronze no Cannes Lions no ano passado.

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