Semana da árvore em Pinda possibilitou conscientização ambiental

(Foto: Divulgação/PMP)

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Pindamonhangaba encerrou a programação da Semana da Árvore, no domingo (24), com a doação de 200 mudas.

Somados todos os dias, cerca de 1.000 árvores foram entregues à população entre o centro de Pindamonhangaba, Moreira César e Shopping Pátio Pinda.

A semana foi marcada por uma série de ações ambientais em vários pontos da cidade, que incluiu doações de mudas de árvores em vários pontos da cidade, plantio, além de ações de conscientização, como esquete com cerca de 50 alunos da escola Abdias Junior Santiago e Silva, e parceria com a Comissão de meio ambiente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

De acordo com a assessora do Meio Ambiente, Cintia Ramos, as ações foram um grande sucesso, “porque foi possível envolver crianças, doação, plantio, orientações e contou com parceiros significativos tanto em Pinda quanto Moreira César.

Acredito que a Secretaria de Meio Ambiente conseguiu transmitir para as pessoas a importância da preservação ambiental, do respeito à natureza, da sustentabilidade e de iniciativas que ajudem a preservar a natureza, principalmente em relação às árvores”.

A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, explicou que “a árvore é um bem muito precioso, que deve ser preservado tanto na nossa cidade, na área urbana e na área rural, porque tem uma função muito importante no meio ambiente.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A primeira delas, a mais relevante, é a troca de gás carbônico em oxigênio na atmosfera. Isso ajuda a reduzir os impactos do efeito estufa, ajuda a reduzir também o impacto das mudanças climáticas, proporciona sombra nas ruas e é possível verificar que a temperatura também daquela região, daquele bairro onde possui mais árvore, é mais amena.

As árvores também auxiliam na biodiversidade local, sendo fontes de alimento para várias espécies, como pássaros e insetos, principalmente que são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema”.

Botão Voltar ao topo