publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Defesa Civil age na remoção de árvores e liberação de vias em Pinda

Assistência presta atendimento às famílias

Defesa Civil em ação. (Foto: Divulgação)

A Defesa Civil de Pindamonhangaba está realizando um grande trabalho desde quarta-feira à tarde quando uma chuva e fortes ventos de até 100km/h que atingiram a cidade, de acordo com radares meteorológicos da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

As equipes percorrem ruas e avenidas da cidade para remoção de material que foi levado pelo vendo, árvores caídas em ruas e avenidas, em cima de casas e de veículos, além de outros produtos que foram levados pelos ventos.

Até o momento, foram registradas mais de 45 ocorrências em diversos pontos da cidade, dentre elas casas que foram destelhadas e até a queda do portal da cidade. “Foram ventos muito fortes, causando danos em árvores, telhados, estruturas metálicas, inclusive de empresas e até torres vazadas – que em tese sofreriam menos com a ação do vento, torres de telefonia. Dessa forma, iniciamos nosso atendimento de forma imediata e colocamos equipes em vários pontos da cidade. Tem muito serviço ainda a ser feito, mas os principais pontos, que estavam bloqueados ou áreas com danos mais severos, já foram atendidos”, disse o diretor da Defesa Civil, Michel Cassiano.

Sobre a queda do portal da cidade, assim que ocorreu, as equipes da Defesa Civil em conjunto com GCMs, AMTs em parceria com o DER, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Governo se deslocaram para o local para liberação da via. O trabalho foi realizado em conjunto com a Indústria Nacional de Pindamonhangaba – empresa responsável pela doação e instalação do pórtico, que inclusive removeu o material. Por volta das 23h30 de quarta-feira a pista foi liberada para a passagem de veículos.

Sobre famílias que tiveram prejuízos em virtude de destelhamento e perda de móveis, a Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Assistência Social visitou os locais e iniciou serviços de atendimento. “Fomos acionados pela Defesa Civil e fomos aos locais, a maioria onde famílias foram afetadas. Por exemplo, perda de telhados, telhas que ‘voaram’ da casa, famílias que perderam tudo que tinham, como móveis, eletrodomésticos, móveis. Uma situação muito difícil e que precisa de atendimento rápido. Assim, hoje cedo a nossa equipe está lá prestando toda a assistência. Temos famílias em estado crítico. Situações delicadas. Tiveram muitas outras situações e estamos atuando já nesses casos e verificando a possibilidade de auxílio para esses e outros”, disse a secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda.

No início da noite de quarta-feira, o prefeito Dr. Isael Domingues, ao lado do vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Ricardo Piorino, gravaram um vídeo com o chefe de gabinete, Rodrigo Lossio e com o diretor da Defesa Civil, Michel Cassiano. No vídeo, o prefeito destacou a atuação ágil e eficiente da Defesa Civil e pediu união da população. “Um momento muito difícil para a cidade, para famílias e para empresas, que tiveram grandes perdas. Felizmente não temos vítimas. Estamos dando nosso melhor nessa situação, que não está em nossas mãos. São forças da natureza. Mas nós somos os bastiões da cidade. Temos que dar segurança e atender a população, atender e dar suporte para o cidadão e assim estamos fazendo com nossas equipes de várias secretarias. Contem conosco”, declarou o prefeito.

O vice-prefeito, Ricardo Piorino, destacou os trabalhos das equipes da Prefeitura. “Estamos com frente em todos os pontos da cidade e prontos para atuar nas mais diversas situações. Podem contar com nosso apoio nessa situação triste ocasionada pelos ventos”, finalizou.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo