Taubaté foi atingida por uma intensa chuva acompanhada de fortes ventos e granizo na tarde de quarta-feira, dia 27, causando uma série de ocorrências, incluindo quedas de árvores e destelhamentos. A Defesa Civil, com apoio do setor de arborização da Prefeitura, atendeu os chamados da população.
Os ventos atingiram rajadas de 90 km/h, conforme dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia, enquanto o volume de chuva alcançou cerca de 13,4mm, segundo o pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
Ao todo, foram registradas 13 ocorrências, envolvendo vistorias em edificações por destelhamentos e quedas de árvores em pontos da cidade, como nos bairros Barreiro, Jardim dos Estados, Parque Aeroporto, entre outros.
Dentre as ações realizadas, a Defesa Civil prestou atendimento para destelhamentos em moradias e escolas do município, além de ações em conjunto com equipes de arborização para liberar vias obstruídas por árvores.
A chuva também causou danos na rede elétrica, devido ao tombamento de árvores e queda de galhos. Os bairros mais atingidos foram o distrito de Quiririm, Residencial Estoril, Centro, Sítio Santo Antônio, Jardim Gurilândia, Belém e Parque Três Marias, de acordo com levantamento da concessionária de energia EDP, que está empenhada para o restabelecimento.
A Defesa Civil de Taubaté orienta a população a acionar, em caso de emergência, o telefone 153 da Guarda Civil Municipal, devido o telefone 199 da Defesa Civil está temporariamente inoperante devido à forte chuva.
Informações Relacionadas