33º Festidança vai movimentar São José em outubro

A abertura do 33º Festidança será nesta quinta-feira (5), no Teatro Municipal, com o espetáculo “Onírico” – apresentado pel.a Companhia de Dança de São José dos Campos. (Foto: Paulo Amaral/FCCR)

O Festidança – um dos maiores festivais de dança do Brasil, chega à sua 33ª edição com mais de 140 ações, entre apresentações, intervenções, atividades formativas, exposição fotográfica, filme e até com a primeira edição do Prêmio Bete Sanches, do Fundo Municipal de Cultura.

Grupos e companhias de dança de São José dos Campos e do Brasil vão movimentar teatros, praças, parques e casas de cultura, no período de 5 a 15 de outubro.

Esse grande evento, que é totalmente gratuito, é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Confira a programação completa no site da FCCR.

Sob a temática “Dança e Corporalidade”, a abertura do 33º Festidança será nesta quinta-feira (5), no Teatro Municipal, com o espetáculo “Onírico” – apresentado pela Companhia de Dança de São José dos Campos e coreografado pela Lili de Grammont.

Trata-se de um espetáculo de dança contemporânea, com duração de 25 minutos, que retrata as fantasias e ilusões do indivíduo em estado de inconsciência.

A partir de sonhos relatados pelos intérpretes, o roteiro ganha forma. A dramaturgia traduz em movimentos os devaneios oníricos. “Onírico”: Sonhos transformados em dança. Os figurinos são de Bruna Fernandes, trilha sonora original de Ed Côrtes, cenografia de Wilson Aguiar e desenho de luz de Raquel Baleckian.

As reservas para este espetáculo e de todos os outros que acontecerão em locais fechados poderão ser feitas no site da Fundação Cultural, com dois dias de antecedência para cada espetáculo.

O ingresso é solidário: um pacote de farinha de trigo ou fubá, que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade para que possa chegar às entidades sociais do município.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Antes mesmo da abertura oficial, a Cia Vértigo de Dança Vertical faz uma linda e diferenciada intervenção “Cidades Invisíveis”, às 19h, no Pátio do Museu. O espetáculo, dirigido por Gabriela Bagno, é viabilizado pelo Proac/Governo do estado de São Paulo.

A apresentação conta a história de um viajante em busca de novas aventuras que se depara com seres que o fazem se confrontar com seu desejo de voar, levando-o a se questionar sobre o real e seus sonhos. Não é necessário reservar ingressos. É só chegar e prestigiar.

O público de todas as idades vai se encantar com as apresentações de danças clássicas, contemporâneas, jazz, sapateado, étnicas, populares, de salão, infantil, entre outras. Mais de 40 grupos foram selecionados, por meio de edital, para participarem desta edição.

A reserva de ingressos deverá ser feita somente para os espetáculos que acontecerão nos teatros, cines e CET/Centro Cultural Clemente Gomes (Centro de Estudos Teatrais). E, para as ações formativas, as inscrições também deverão ser feitas em formulários específicos, disponíveis também no site da Fundação.

O Festidança tem como objetivo valorizar a cultura e contribuir para o fortalecimento da criação, produção artística e integração e o intercâmbio entre os grupos de dança.

Além disso, o festival também estimula a formação de público e presenteia a população com espetáculos variados, de qualidade e gratuitos, garantindo acessibilidade à diversidade de expressões e linguagens.

Neste ano, além da seleção por edital, o festival também terá espetáculos com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas / Proac (Programa de Ação Cultural) e do FMC (Fundo Municipal de Cultura/São José dos Campos), além da parceria da NipBr.

Botão Voltar ao topo