O Santuário Nacional de Aparecida foi o destino de 334.560 devotos de Nossa Senhora entre os dias 3 e 12 de outubro deste ano. O período corresponde aos dias em que as atividades da Basílica prestaram honra à Padroeira do Brasil.
No intervalo entre 3 e 11 de outubro, quando aconteceu a tradicional Novena de Aparecida, o número de fiéis chegou à marca de 222.532 pessoas. Além das orações e reflexões propostas pela Novena, neste período aconteceram também a Carreata, o Passeio Ciclístico e o Festival da Padroeira, que contou com duas apresentações da Orquestra PEMSA e um show com o cantor Daniel e Convidados.
Já em 12 de outubro, Festa da Padroeira, a presença na Basílica de Aparecida foi de 112.208 devotos. Até o momento, dia com maior movimento registrado em 2023. Na data, a programação contou com a celebração de sete missas e a realização da Consagração Solene, na Basílica Histórica. A tradicional Procissão Solene foi cancelada, devido ao mau tempo no horário da atividade.
Em relação aos números do último ano, quando 330.738 participaram das atividades litúrgicas e culturais dos dez dias de programação, a quantidade de peregrinos se manteve semelhante.
Fim de semana prolongado – Diferente de 2022, quando o 12 de outubro, feriado nacional, foi celebrado em uma quarta-feira, neste ano a data em honra a Nossa Senhora Aparecida aconteceu em uma quinta-feira, proporcionando mais dias para os peregrinos visitarem Aparecida, ainda em clima de Festa.
“Percebemos que muitos devotos aproveitaram o feriado prolongado e programaram sua peregrinação à Casa da Mãe Aparecida nos dias seguintes à Festa da Padroeira, buscando um movimento menor na Basílica para prestarem suas homenagens”, indica o Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, padre Diego Antônio.
No fim de semana prolongado, entre 13 e 15 de outubro, outros 126.199 devotos estiveram no Santuário Nacional. Durante esses três dias, 20 missas foram celebradas no Altar Central da Basílica de Aparecida.