Uma aluna morreu e três estudantes ficaram feridos, nesta segunda-feira (23), após um ataque a tiros na Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo. Segundo o governo paulista, um dos alunos se machucou ao tentar fugir do ataque. Todos os feridos foram levados para o Hospital Geral de Sapopemba.
Ainda de acordo com a nota divulgada pelo governo estadual, a Polícia Militar prendeu o autor dos disparos e a arma usada no crime. Os nomes do autor dos disparos e os das vítimas ainda não foram divulgados. O governo de São Paulo lamentou o ataque e expressou solidariedade às vítimas e famílias.
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também usou a rede social X para expressar solidariedade às vítimas, famílias e à comunidade escolar. Segundo o ministro, “o Laboratório de Crimes Cibernéticos do Ministério da Justiça foi acionado para auxiliar a polícia de São Paulo a aprofundar as investigações”.
O Governo do Estado de SP divulgou uma nota, que reproduzimos abaixo:
.
Durante o ataque a tiros, três alunos foram atingidos. Uma aluna morreu e outros três feridos estão sendo atendidos no Hospital Geral de Sapopemba, sendo um deles que se machucou ao tentar fugir durante o ataque. A Polícia Militar foi acionada e apreendeu o autor dos disparos e a arma utilizada por ele.
.
Mais informações sobre o estado de saúde das vítimas e investigação do ataque serão divulgadas em breve.
.
Atenção aos veículos de imprensa
Neste momento de consternação pelo atentado na Escola Estadual Sapopemba, pedimos a atenção dos jornalistas para que não reproduzam vídeos do ataque, caso estes venham a circular na Internet. É de conhecimento geral que estes vídeos causam o chamado “efeito contágio”, estimulando novos episódios. Pedimos a colaboração de todos os veículos para que respeitem esta orientação.