O Distrito de Moreira César receberá, nesta sexta-feira (24), as instalações para funcionamento do novo cemitério municipal. Com a capacidade exaurida para novos sepultamentos no atual cemitério, após 159 anos, a cidade inaugura um novo equipamento, desta vez com capela para velório e num modelo ecológico, através de sistema de decomposição aeróbica assistida por calor e baixa pressão.
As obras tiveram início em 2020 e foram realizadas em duas etapas, sendo a primeira com a construção do espaço administrativo realizada pela empresa Convale e, na sequência, a segunda etapa pela empresa Multivale Construtora que executou a construção dos lóculos e espaço para sepultamento, totalizando um investimento de mais de R$ 5 milhões.
O novo cemitério municipal tem um espaço de 6.900m², com 1.300m² de área construída, que contempla quatro salas de velório, área administrativa, sanitários, cozinha e os seis blocos de lóculos pré-fabricados totalizando 1.792 espaços para as sepulturas modernas no padrão do cemitério ecológico vertical. Toda a concepção do projeto foi desenvolvida pela Secretaria de Obras e Planejamento e após a inauguração, o equipamento será administrado pela Secretaria de Governo e Serviços Públicos, responsável pela gestão de cemitérios.
Além da construção do equipamento, outros investimentos foram realizados no local como a implantação da estação elevatória de esgoto compacta de capacidade de 2 mil litros e as obras de drenagem e prolongamento para acesso ao cemitério, que foram realizadas pela empresa RT Terraplanagem, com investimentos de R$ 1,5 milhão, através de recursos viabilizados pelo Deputado Estadual André do Prado.
A Prefeitura ainda adquiriu e instalou os equipamentos de segurança como extintores e outros itens, contratação de novos servidores aprovados em concurso público como dois coveiros e um administrativo, capacitação para novos servidores com treinamento para utilização de equipamento inativador de gases, implantação de um espaço contemplativo com Cruzeiro, serviços finais de paisagismo e jardinagem e implantação de identificação visual do novo equipamento pela equipe do Departamento de Comunicação.
A inauguração acontecerá às 17h desta sexta-feira (27) com a presença de autoridades, familiares do homenageado e população em geral. O novo cemitério está localizado ao final da Av. Nilceia Aparecida Borges de Freitas, no bairro Laerte Assumpção.
Homenagem – Durante a inauguração, o saudoso comerciante de Moreira César, Paulo Roberto de Oliveira Costa, conhecido como Paulo Pió, será homenageado como patrono do novo equipamento. O projeto de lei, aprovado pela Câmara de Vereadores, é de autoria do Vereador Carlos Moura “Magrão”.
O nome dele foi lembrado por populares de Moreira César em razão do jeito bem-humorado e folclórico de tratar a morte, ficando conhecido do Distrito por lançar notas de falecimentos de amigos e conhecidos durante rodas de conversa em seu estabelecimento comercial.
Paulo Pió era filho do servidor público José Costa Filho e Dona Adelaide de Oliveira Costa. Nasceu em 1º/10/1958 e foi casou-se em 1983. Ele teve 3 filhos, Pedro Rodrigo, Ana Paula e Fernando, e três netos.
Trabalhou em diversas empresas como Confab, Sered e Gerdau e a partir da década de 90 dedicou ao comércio de um bar, onde durante 20 anos foi ponto de encontro e de amizade entre moradores de Moreira César. “Ele faleceu em 12/10/2019, dia da sua padroeira de sua devoção Nossa Senhora Aparecida e dia da Criança, o qual pelo seu jeito brincalhão, espontâneo e simples sempre foi uma verdadeira criança, disposta sempre a praticar o bem”, afirmou a viúva Maria Aparecida Fia.