O jogador de xadrez de Pindamonhangaba, Francisco de Assis de Medeiros Júnior, mais conhecido como Chiquinho, empatou a última partida da 8ª etapa do XXIV Circuito Vale-Paraibano de Xadrez Rápido com o lendário enxadrista, GM Henrique Costa Mecking, conhecido nacionalmente como Mequinho, no dia 17 de setembro, em Ubatuba.
O torneio contou com a participação de cerca de 120 jogadores de diversas cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e grande São Paulo.
Chiquinho e Mequinho fizeram 5,5 no total de 6 partidas, porém no critério de desempate Mequinho sagrou-se campeão do torneio e Chiquinho ficou com a segunda colocação geral. Ele é jogador titular da equipe oficial de Pindamonhangaba, tendo representado o município nos anos de 2006, 2007, 2022 e neste ano de 2023.
Em janeiro deste ano, Chiquinho já havia empatado com outro Grande Mestre, Darcy Lima, na terceira rodada do tradicional Floripa Chess Open, na cidade de Florianópolis.
Neste importante torneio, com a participação de cerca de 560 entre jogadores brasileiros e estrangeiros, Chiquinho fez 6,5 pontos, num total de 10 partidas, com 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Finalizou o torneio na 79º posição.
Mais recentemente, no dia 8 de outubro, na disputa da penúltima rodada do 85º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, no município de São José do Rio Preto, Chiquinho repetiu novamente o feito de empatar com um Grande Mestre, dessa vez o GM Felipe de Cresce El Debs que representou o município de Campo Limpo Paulista.
Chiquinho possui o título de mestre nacional, com rating Fide de 2075 e os grandes mestres com que empatou possuem rating Fide acima de 2500 com exceção do GM Darcy Lima, cujo rating Fide está em 2416.