Pindamonhangaba tem seu primeiro mestre nacional de xadrez

Gieds Nogueira Cabral obteve o título disputando o Regional Sudeste Amador 2023 – Festival de Xadrez Taubaté Shopping, nos dias 28, 29, 30 de setembro e 1º de outubro de 2023, evento com a chancela da Confederação Brasileira (CBX) e Federação Internacional (FIDE). (Foto: divulgação)

Pindamonhangaba tem seu primeiro Mestre Nacional de Xadrez. Gieds Nogueira Cabral obteve o título disputando o Regional Sudeste Amador 2023 – Festival de Xadrez Taubaté Shopping, nos dias 28, 29, 30 de setembro e 1º de outubro de 2023, evento com a chancela da Confederação Brasileira (CBX) e Federação Internacional (FIDE), onde os participantes concorreram a vagas para Final do Brasileiro e títulos diretos de Mestre Nacional.

Gieds liderou o evento até a penúltima rodada, quando foi vencido na última rodada por um Mestre FIDE (Internacional) e terminou a sua participação com um 4° lugar geral e 1° lugar entre os não-titulados, que garantiu a ele o título inédito para Pindamonhangaba de Mestre Nacional de Xadrez (título máximo concedido pela CBX). A CBX em 2013 reativou o título de MN – Mestre Nacional, popularizando e incentivando a prática e excelência do jogo de xadrez através da busca pela titulação.

A obtenção dos Título Nacional é possível pelo rating; pontuação, rating performance e classificação em determinados eventos presenciais ou híbridos homologados ou reconhecidos pela CBX para esta titulação (Comunicado CBX nº 088/2023: Regulamento de Titulações Nacionais 2023).

Gieds é natural de São Luís, estado do Maranhão, nascido em 5 de janeiro de 1971, filho de Raimundo Nonato Veras Cabral e Mércia Nogueira Cabral, tem 52 anos, casado com Rosalia Tavares Nogueira Cabral, enfermeira no Posto de Saúde da Família do bairro Feital, pai de quatro filhos: Moroni Tavares Nogueira Cabral, Mosiah Tavares Nogueira Cabral, Sarah Tavares Nogueira Cabral e Rebeca Tavares Nogueira Cabral.

Mudou-se para Pindamonhangaba em 1996, estudou Contabilidade na faculdade Nogueira da Gama em Guaratinguetá e trabalha no Banco do Brasil como agente comercial desde 2003.

Seu primeiro contato com o Xadrez foi aos 18 anos, com um amigo que aprendeu com um professor de matemática. Seu primeiro Jogos Regionais por Pinda foi no ano de 1999 na 43º edição dos Jogos Regionais realizados no município de Taubaté.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Nos anos seguintes, Pindamonhangaba disputou a modalidade de xadrez na categoria Sub21, sendo que em 2005 voltou a integrar a equipe de xadrez nos 49º Jogos Regionais de Caraguatatuba e 69º Jogos Abertos em Botucatu.

Em 2006 integrou a equipe dos 50º Jogos Regionais de Lorena e em 2007 dos 51º Jogos Regionais de Ubatuba, classificada para os 71º Jogos Abertos em Praia Grande. Desde então tem participado ativamente de todas as edições dos Jogos Regionais e Abertos.

Gieds é voluntário do Clube de Xadrez de Pindamonhangaba desde sua inauguração em maio de 2018, frequentando regularmente o local para treinos e estudos com os colegas de equipe.

Foi campeão de várias etapas do tradicional Circuito Vale-paraibano de Xadrez Rápido e é considerado um dos mais fortes jogadores do Vale do Paraíba. Seu principal método utilizado para estudar xadrez consiste na utilização de livros de partidas de grandes mestres e livros importados de xadrez sobre estratégia, abertura e finais.

Seu conselho para aqueles que querem crescer na modalidade é que procurem mesclar jogo presencial com jogo on-line, estudem táticas e joguem partidas blitz on-line, mas para ser um forte jogador, é preciso estudar a teoria e jogar partidas no ritmo pensado de xadrez, acima de 1 hora para cada jogador.

Botão Voltar ao topo