O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Sabará de Taubaté, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, promoverá na segunda-feira, dia 6, oficina de compostagem com o objetivo de difundir a educação ambiental e incentivar o melhor aproveitamento dos resíduos urbanos.
A iniciativa visa aprimorar a produtividade da terra destinada ao cultivo de hortaliças e outras culturas nas hortas do CRAS, que estão disponíveis para o cultivo da população dos arredores. Essa iniciativa faz parte das atividades da Oficina de Hortas e Cultivo do CRAS Sabará.
A compostagem é um processo que envolve a degradação de resíduos orgânicos, tais como restos de cozinha, material proveniente de podas e jardinagem, bem como esterco de animais, incluindo aves, bovinos, entre outros. A proposta visa a transformação desses materiais em um composto orgânico rico em nutrientes, que poderá ser utilizado como fertilizante natural para enriquecer o solo e promover o crescimento saudável das plantas de hortas e vasos.
Para aqueles que desejarem colaborar com o processo de compostagem no CRAS Sabará, é possível contribuir com resíduos de cozinha, como restos de alimentos não cozidos e temperados, vegetais e legumes crus, sobras de frutas ou aquelas que não são mais adequadas para o consumo, talos de verduras, cascas de frutas e legumes, cascas de ovos e borra de café.
Este material é fundamental para enriquecer o solo e garantir a sustentabilidade das hortas, além de reduzir o desperdício de resíduos orgânicos que normalmente seriam destinados ao lixo. Será uma oportunidade de maior aprendizado sobre compostagem e contribuir para um ambiente mais saudável e sustentável.
A oficina de compostagem acontecerá na segunda-feira, 6, às 9h30, no CRAS Sabará, localizado na rua Vicente Santoro, 211, no Parque Sabará.