O Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo, realizado entre os dias 3 e 5 de novembro, contará com uma equipe da Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (DEATUR) dentro do autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, para oferecer suporte aos turistas.
O ônibus que compõe a unidade móvel da DEATUR é equipado para registrar qualquer tipo de ocorrência que aconteça no interior do autódromo. Haverá apoio de equipes do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal, para eventuais registros que necessitem desses órgãos, para celeridade do atendimento.
Todas as equipes de plantão durante o evento contarão com pelo menos um policial fluente em línguas estrangeiras. Também haverá policiais femininas, aptas ao atendimento de eventuais ocorrências envolvendo violência contra a mulher.
“É um acesso à população, porque a polícia vai até o turista”, lembrou a delegada da DEATUR, Fernanda Herbella. “Ele não vai precisar sair do local do evento para registrar uma ocorrência na delegacia da área, onde haveria outras ocorrências do cotidiano. Na base operacional, tudo é mais ágil, priorizando a segurança do público”, afirmou.
Todos os tipos de ocorrências no interior do autódromo deverão ser registradas na unidade móvel da DEATUR. Os policiais podem, inclusive, realizar prisões em flagrante se for o caso.
O ônibus possui toda a infraestrutura necessária para o atendimento das vítimas. A unidade ficará estacionada no portão 7, na avenida Senador Teotônio Vilela.
Nos dias do evento, as Delegacias de Atendimento ao Turista que ficam nos aeroportos de São Paulo também terão um reforço de policiais para eventuais atendimentos e suportes aos turistas que desembarcam no Brasil.
A Delegacia do Aeroporto de Congonhas funcionará como retaguarda para a unidade operacional móvel do autódromo, caso haja alguma necessidade.