Após três empates seguidos em casa, o Corinthians voltou a conquistar três pontos dentro da Neo Química Arena.
Nesta quarta-feira (1), o time paulista superou o Athletico-PR pelo placar mínimo de 1 a 0, com gol marcado por Yuri Alberto e grande contribuição do goleiro Bento. O resultado positivo na 31ª rodada, fez o Corinthians subir na tabela do Campeonato Brasileiro.
Com os três pontos, o Corinthians dorme na 11ª colocação, com 40 pontos. Já o Athletico-PR é o sétimo, com 49. A última vitória do Corinthians dentro de casa havia sido contra o Botafogo, por 1 a 0, pela 24ª rodada. A partida também marcou o primeiro triunfo de Mano Menezes diante da torcida, desde sua volta.
O Corinthians começou o duelo na defensiva. Sem conseguir se encontrar, o time deixou o Athletico-PR controlar o meio de campo, principalmente com o meia Fernandinho, que conectava os atacantes paranaenses. Mesmo sem a posse de bola, o time paulista pouco sofreu e o goleiro Cássio não foi exigido na sua meta. A melhor chance dos visitantes foi um cabeceio de Erick, aos 25 minutos, que passou próximo à trave direita.
Aos poucos, o Corinthians foi se organizando. Subindo as linhas de marcação, Fagner roubou a bola no campo de ataque, tocou para Giuliano, que serviu Yuri Alberto, mas o atacante dominou mal e finalizou por cima do gol adversário.
Na reta final, o camisa nove corinthiano teve uma outra chance. Renato Augusto tocou para o camisa nove, que novamente errou no domínio e dividiu com o goleiro Bento. Romero pegou a sobra, mas chutou no meio do gol e Erick a bola tirou quase em cima da linha.
A segunda etapa começou lá e cá, com as duas equipes buscando o gol, mas as defesas se sobressaindo, bloqueando os chutes.
Quando encontraram espaço, Vitor Bueno parou em Cássio, e Maycon em Bento. Mandando sob pressão, o Corinthians abriu o placar aos 19 minutos. Bidu roubou a bola e cruzou. A bola desviou na defesa e Yuri Alberto, venceu a disputa com a defesa, cabeceou para o chão e o goleiro Bento acabou falhando.
Com a abertura do placar, o Corinthians não abdicou de jogar. O time de Mano Menezes manteve a postura, marcando forte e buscando explorar os contragolpes.
Na reta final, a chuva apertou na zona leste de São Paulo. Atrás do placar, o Athletico-PR se expôs e o Corinthians armava bem os contra-ataques. Wesley disparou e bateu cruzado, mas tirou do gol. Depois, Yuri Alberto recebeu e bateu para fora.
No domingo, o Corinthians tem o duelo paulista contra o Red Bull Bragantino, às 16h, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP). Já o Athletico-PR visita o Palmeiras, no Allianz Parque, no sábado, às 21h30, na capital paulista.