O Santos ganhou um alívio na sua luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Em jogo disputado em Brasília, no Mané Garrincha, o time paulista atuou o segundo tempo com um jogador a mais e com gol de Joaquim, na reta final, venceu o Flamengo por 2 a 1, de virada, pela 31ª rodada.
O resultado fez o Santos abrir momentaneamente cinco pontos do Z4. Nonato marcou o outro gol santista.
Com os três pontos, o Santos chegou a 37 pontos e ocupa momentaneamente a 15ª colocação. O Goiás abre a zona vermelha com 32 e atua contra o Red Bull Bragantino, na quinta-feira. O Flamengo é o sexto, com 50.
Fora de casa e sem Marcos Leonardo, suspenso, o Santos iniciou bem a partida contra o Flamengo. Organizado defensivamente, o time paulista assustou em chute de Nonato e em cabeçada de Joaquim.
Aos poucos, o time carioca foi se encaixando e começou a ter o domínio do duelo. Pedro obrigou João Paulo a fazer grande defesa. Depois, aos 20 minutos, após cobrança de escanteio, a bola desviou na primeira trave e o atacante só empurrou para as redes, abrindo o placar para o Flamengo.
O gol desestabilizou o Santos, que ainda viu Ayrton Lucas carimbar o travessão. Após os sustos, o time paulista se encontrou novamente em campo e deixou tudo igual, aos 32.
Soteldo cobrou falta na área, a defesa do Flamengo afastou parcialmente e Nonato, emendou um belo chute para empatar. Na reta final, Gerson deixou o Flamengo com um a menos, aos 41, expulso por uma cotovelada em Julio Furch. Ainda deu tempo de João Paulo salvar o Santos, tirando o gol de Pedro, com as pontas dos dedos.
Com um a mais, o Santos voltou para o segundo tempo apostando no seu jogo de velocidade, principalmente pelos lados do campo.
Mendoza era o atacante mais acionado, mas esbarrava na defesa carioca, assim que chegava próximo da área. Em desvantagem numérica, o Flamengo sabia desacelerar as jogadas e esfriava a partida em Brasília, trocando passes.
Na reta final, o Flamengo foi para o tudo ou nada, mas mesmo assim o Santos não conseguia encontrar espaço na defesa adversária. A alternativa foi arriscar de longe.
Aos 43 minutos, Joaquim recebeu na intermediária e soltou o pé, e acertou o canto direito de Rossi, para virar a partida para o Santos.
Nos acréscimos, o Santos segurou a bola no ataque. Deixando o time carioca nervoso, ficou fácil para o time controlar o resultado até o apito final.
Na próxima rodada, o Santos recebe o Cuiabá, às 21h, na Vila Belmiro, encerrando parcialmente a 32ª rodada – São Paulo e Fluminense tiveram o duelo remarcado, por ocasião da final da Libertadores, envolvendo o time carioca. Já o Flamengo encara o Fortaleza, no domingo, às 16, no Castelão.