Carros 100% elétricos da GCM podem ser vistos em São José

O carro em exposição é uma viatura reserva, que não é utilizada no dia a dia do patrulhamento da GCM. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Neste fim de semana (de 2 a 5 de novembro), a população de São José dos Campos poderá conhecer de perto as novas viaturas 100% elétricas da GCM (Guarda Civil Municipal) que estão sendo utilizadas desde agosto.

Um carro estará exposto no shopping Jardim Oriente, na região sul, nos horários de funcionamento do centro comercial, que fica na rua Andorra, 500, Jardim América.

O modelo sedan, usado no patrulhamento preventivo urbano, será apresentado pelos agentes de segurança pública, com o objetivo de destacar a nova tecnologia, eficiência e vantagens da utilização dos carros elétricos em relação aos veículos à combustão.

O veículo em exposição é uma viatura reserva, que não é utilizada no dia a dia do patrulhamento da GCM. As pessoas poderão entrar na viatura, fazer perguntas aos GCMs, fazer fotos e posta-las nas redes sociais.

A frota de veículos elétricos está alinhada ao Plano de Gestão 2021-2024.

Pioneirismo

São José dos Campos é a primeira e única cidade do Ocidente a ter veículos totalmente elétricos no patrulhamento da sua Guarda Civil Municipal desde 2018.

Nos últimos quatro anos e meio, a economia estimada para os cofres públicos ao utilizar uma frota de veículos elétricos é de aproximadamente de R$ 4,5 milhões.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Além disso, neste mesmo período, 2.000 toneladas de CO2 (dióxido de carbono) deixaram de ser emitidas na atmosfera, ação que equivale ao plantio de cerca de 12.600 árvores.

Novos modelos

O atual modelo utilizado pela GCM, por meio de contrato de locação, é o E-J7, da Jac Motors, com 193 cv de potência, 34,7 kgfm de torque e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.

Além da boa potência, o veículo conta com uma bateria de 50 kWh de capacidade, para uma autonomia de 402 km com carga total.

Outra vantagem é que as viaturas têm autonomia para rodar até 400 km sem precisar de recarga elétrica, mesmo assim o tempo estimado para tal é de apenas uma hora e meia.

Botão Voltar ao topo