A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal, de Taubaté, promoveu oficina de compostagem no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Sabará na segunda-feira, 6.
A compostagem é um processo que envolve a degradação de resíduos orgânicos, tais como restos de alimentos utilizados na cozinha e material proveniente de podas e jardinagem, para o enriquecimento do solo.
As famílias do território do CRAS Sabará participaram do passo a passo do processo, desde a separação do lixo orgânico nas próprias casas, entrega desses materiais no momento da oficina e atuação na atividade prática de criação do canteiro de compostagem.
Como resultado, esse material se transformou em um composto orgânico rico em nutrientes, que será utilizado como fertilizante natural para promover o crescimento saudável e garantir a sustentabilidade da horta, além de reduzir o desperdício de resíduos orgânicos que normalmente seriam destinados ao lixo.
A ação teve como objetivos aprimorar a produtividade da terra destinada ao cultivo de hortaliças e outras culturas na horta do CRAS, e de difundir a educação ambiental e incentivar o melhor aproveitamento dos resíduos urbanos.
Os participantes da oficina receberam um kit de hortaliças orgânicas produzidas na horta comunitária do Residencial Esplanada Santa Terezinha, como incentivo para trabalhar o processo visual de semear, cultivar e colher.
Essa iniciativa faz parte das atividades da Oficina de Hortas e Cultivo, que acontecem mensalmente no CRAS Sabará, localizado na rua Vicente Santoro, 211.