Começa nesta quinta-feira (9) a 5ª edição do Campeonato Mundial de Futsal de Surdos, que será disputada em São José dos Campos até o dia 18 de novembro.
O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos.
A competição reunirá cerca de 500 surdoatletas e membros de comissões técnicas de 16 países, divididos em 20 equipes: seis na categoria feminino e 14 na masculino. As delegações já começaram a chegar na cidade e estão realizando os primeiros treinos.
A abertura oficial do torneio será nesta quinta, às 17h, no complexo do Teatrão, na Vila Industrial. Na sequência, a seleção brasileira feminina entra em quadra para enfrentar a Argentina. Já a seleção brasileira masculina fará sua estreia contra Trindade e Tobago, na sexta (10), às 8h, no Teatrão.
O encerramento do Mundial será no dia 18, a partir das 17h, na Farma Conde Arena. Além do Teatrão e da Arena, os jogos serão realizados no Poliesportivo Altos de Santana, do ginásio Delmar Buffulin e no Tênis Clube.
Os países confirmados para a disputa do torneio são Brasil, Alemanha, Argentina, Bulgária, Dinamarca, Inglaterra, Irã, Irlanda, Japão, Kuwait, Paraguai, Quênia, República Tcheca, Suécia, Suíça, Tailândia e Trindade e Tobago.
Em 2021, São José sediou com sucesso a 3ª edição da Surdolimpíada Nacional, evento que reuniu mais de 740 atletas surdos e membros de comissão técnica de todo o Brasil, que disputaram 15 modalidades esportivas.
Primeira rodada:
Feminino
09/11 – Teatrão
19h – Brasil x Argentina
10/11 – Ginásio Delmar Buffulin
8h – Alemanha x Irlanda
10h15 – Inglaterra x Japão
Masculino
10/11 – Teatrão
8h – Brasil x Trinidad e Tobago (Grupo A)
10h15 – Suécia x Paraguai (Grupo B)
18h – Suíça x Inglaterra (Grupo C)
20h15 – Kuwait x Dinamarca (Grupo C)
10/11 – Poliesportivo Altos De Santana
9h – Japão x Bulgária (Grupo D)
10h15 – Argentina x Tailândia (Grupo D)