No último dia 31 de outubro, ocorreu no auditório da Santa Casa de Pindamonhangaba uma palestra sobre manejo clínico da Chikungunya, uma doença febril que causa fortes dores articulares que podem durar semanas e até meses.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde / Vigilância Epidemiológica municipal e o Grupo de Vigilância Epidemiológica estadual.
Estavam presentes na palestra médicos e enfermeiros da Atenção Básica e da rede de urgência e emergência. A palestrante é médica infectologista Dra. Maria Ângela Barguil.
O intuito da palestra é capacitar a rede de assistência à saúde para identificar casos suspeitos de Chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegipty (causador da dengue) e pelo Aedes albopictus.
O motivo do evento é em virtude de ter sido identificada transmissão da doença em municípios vizinhos, Potim, Aparecida e Taubaté. Assim sendo, a Prefeitura de Pindamonhangaba está se preparando para uma eventual nova doença que pode nos atingir.
“Além de todo o trabalho já realizado pela Secretaria de Saúde pedimos também a colaboração de toda a população para que não deixem água parada em suas residências e que façam o descarte correto do lixo”, alertou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde / Vigilância Epidemiológica, André Pereira.