Os agentes de Defesa Civil de Ilhabela participaram nesta terça-feira (7) da capacitação sobre o Sistema de Aviso de Ressacas e Inundações Costeiras para o litoral de São Paulo (SARIC). Os treinamentos foram acompanhados de atividades de campo nas praias.
O SARIC é um novo sistema que integra informações de previsão de condições marítimas, altura de maré, ondas e monitoramento de situação de praias do litoral paulista. A plataforma será incorporada aos planos de contingência municipais e deve operar já a partir do próximo verão.
Entre as técnicas abordadas na oficina de capacitação para o acesso ao novo sistema estavam discussões sobre erosão costeira e os eventos severos de ressacas do mar e marés altas, além de atividades de campo (simulações).
A capacitação tem como objetivo fortalecer o PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil) que existe e é colocado em prática desde 2016, para erosão e inundações, enchentes e alagamentos causados por eventos meteorológicos e oceanográficos extremos como ressacas do mar e marés altas.
O PPDC é estruturado em três níveis para eventos costeiros, observação, com vento até 60 km/h, ondas inferiores a 2,0 metros e elevação de maré de até 1,8 metros; atenção, com vento previsto entre 60 e 80 km/h, ondas de 2,0 a 3,0 metros ou elevação de maré prevista entre 1,8 a 2,0 metros e alerta, com vento previsto acima de 80 km/h, ondas acima de 3,0 metros ou elevação de maré prevista acima de 2,0 metros.