A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde e o CPIC – Centro de Práticas Integrativas e Complementares – deu início, na terça-feira (7), a uma parceria com a Associação dos Servidores Públicos Municipais, com a realização de aulas gratuitas de Yoga no salão de eventos da ASPMP, no Alto do Cardoso.
Essa parceria faz parte da descentralização das atividades do Cpic, visando levar as práticas integrativas e complementares para mais perto da população.
Por meio da parceria, as aulas inicialmente serão todas as terças-feiras, às 19 horas, abertas a todos. Como todas as atividades do Cpic, as aulas são gratuitas.
O primeiro dia do evento foi um grande sucesso, com a presença de mais de 60 alunos. O facilitador Ruy de Oliveira trabalhou com práticas iniciais de alongamento, equilíbrio, torções, respiração e até meditação com os alunos.
“Parabéns à Prefeitura por essa iniciativa. O horário é excelente, a localização também. A aula foi muito boa, pretendo participar sempre”, disse Geny Mendes, moradora do bairro.
“Nossa, achei a iniciativa excelente. Várias pessoas que praticavam atividades no Cpic vieram prestigiar e também elogiaram. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou a aluna Ana Rosa Marcondes.
Para o presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais, José Ricardo, o sucesso da iniciativa possibilita o início de novas parcerias. “Já estamos em tratativas com a Secretaria de Saúde para ampliar nossa parceria, seja por ampliar os horários para a Yoga ou oferecer outras atividades para a população em nosso espaço”, disse.
Segundo a coordenadora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Caroline Rosolem, é uma alegria ver a participação da população nas atividades.
”As práticas integrativas são recursos que complementam a medicação e a medicina tradicional, são uma forma de prevenção de doenças por meio do equilíbrio da saúde mental.
São práticas da medicina oriental que até o ano passado já eram oferecidas no Centro de Práticas Integrativas, lá no Parque das Nações.
Entretanto, para atender as necessidades da população, os serviços foram ampliados para diversas regiões do município, facilitando o acesso da população”.
Desde o começo do ano de 2023, as práticas foram descentralizadas por território, sendo: região central, Moreira Cesar, Araretama e Região Leste. Em todas essas regiões a população tem acesso, de forma gratuita, a práticas como auriculoterapia, yoga, aromaterapia, arteterapia, constelação familiar e a terapia comunitária.
Nos bairros, para as práticas de auriculoterapia e aromaterapia, que são práticas individuais, os interessados devem entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima pois é necessário um agendamento prévio. As demais são práticas em grupo e basta o interessado comparecer na data e local informados pela unidade de saúde.
Além do salão da Associação, o Cpic realiza no Bosque da Princesa aulas gratuitas de Yoga todos os sábados, às 9 horas.