Pindamonhangaba irá promover, no próximo dia 18, o evento “Pindamonhangaba na Rota da Liberdade,” em parceria com a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos. A iniciativa busca resgatar a história da escravidão na região e celebrar a presença negra na cidade.
A caminhada terá início às 8h no Bosque da Princesa, às margens do Rio Paraíba do Sul. O percurso passará por locais históricos, incluindo o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, a Igreja Matriz, o Palacete 10 de Julho e a Praça Monsenhor Marcondes. A rota terminará na Estrada de Ferro Central do Brasil.
O evento é uma iniciativa do projeto “Caminhadas Negras” do Guia Negro SP e faz parte do Programa Cultural e Turístico de Mapeamento da Diáspora Africana no Estado de São Paulo, premiado internacionalmente.
O programa tem como objetivo destacar a importância da herança africana na cultura do estado e do Brasil como um todo.
A caminhada, que integra a programação da Consciência Negra, terá um número limitado de participantes, portanto será necessário fazer uma inscrição previa através do link: https://diaspora.black/experiences/869/pindamonhangaba-na-rota-da-liberdade.