Equipe Mov.Cicla realiza o encerramento da Formação Mov.Cicla 2023

(Foto: Divulgação/PMP)

No dia 11 de novembro, aconteceu no Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino (DRE-Pinda) o evento de encerramento da Formação Mov.Cicla 2023 com uma revisão de percurso formativo, a apresentação dos resultados dos planos de intervenção socioambiental desenvolvidos pelos grupos de trabalho da formação e a celebração das conquistas individuais e coletivas.

Em sua segunda edição, a Formação Mov.Cicla 2023, iniciada em março deste ano, contou com a organização de seus participantes em cinco grupos de trabalho (GT) compostos por educadores formais e informais vinculados a instituições públicas, privadas, municipais, estaduais e organizações do terceiro setor, compondo uma rica diversidade de realidades que viabilizou intercâmbios muito potentes.

Tivemos o GT Escola Municipal Isabel do Carmo Nogueira e André Franco Montoro, o GT Senac Pinda, o GT Creche Josefina Cembranelli e Núcleo Pedagógico (DRE-Pinda), o GT Instituto IA3 e um GT Multidisciplinar, que reuniu uma agente comunitária de saúde do PSF Castolira, uma estagiária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e uma estudante de mestrado da Universidad Andina Simon Bolivar.

Ao longo do percurso, aconteceram 9 encontros online, 1 cineclube e 1 Círculo de Visões presencial, que abordaram temáticas relacionadas à sustentabilidade integral e práticas regenerativas, competências socioemocionais, consumo consciente e gestão de resíduos no lar e na comunidade, estruturação e ativação de ambientes ecopedagógicos, estratégias de mobilização comunitária, atuação e comunicação em rede e design e implementação de projetos socioambientais colaborativos.

Também contou com uma trilha de aprendizagem autoformativa em uma plataforma virtual multilinguagem estruturada especialmente para o programa e um caderno de conteúdo digital interativo, com a finalidade de viabilizar aprofundamentos de estudo e a democratização do acesso às informações por meio da utilização de recursos didáticos diversos como textos, podcasts, vídeos, infográficos e artigos, por meio de hiperlinks e QR codes.

Os cinco grupos também participaram de encontros de mentoria, para a elaboração de planos de intervenção e mobilização comunitária, e de encontros de assessoria para colaborar com sua implementação.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Com ações voltadas para o consumo consciente e o gerenciamento adequado de resíduos, mais de 30 ações foram realizadas pelos participantes da formação em escolas, postos de saúde, revitalizando espaços públicos e mobilizando parcerias com educadores, estudantes, catadores de materiais recicláveis, comerciantes e membros das comunidades do município; beneficiando com isso cerca de 4.000 pessoas.

Todas estas ações foram destinadas à colaboração com a implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e compõem um dos campos de atuação do Programa Mov.Cicla em 2023.

Uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, elaborada e desenvolvida pelo Instituto Sabiá, com apoio da Prefeitura Municipal e incentivo da Novelis, que visa contribuir com a qualificação das culturas de consumo e com a gestão de resíduos no município.

Para conhecer mais do programa acesse: https://movcicla.eco.br/ | Instagram @movcicla
https://sabia.org.br/ | Instagram @instituto_sabia | Facebook @institutosabia

Botão Voltar ao topo