O 5º Campeonato Mundial de Futsal de Surdos termina neste sábado (18) na Farma Conde Arena, em São José dos Campos.
A partida que marca o encerramento da competição será a final feminina entre Brasil e Japão, a partir das 19h15, com entrada gratuita para o público.
O time brasileiro, que busca o bicampeonato, terminou a fase de classificação com 12 pontos, quatro vitórias e apenas uma derrota, justamente para o Japão, que terminou em segundo com 11 pontos.
Mais cedo, às 17h, acontece a final masculina entre os vencedores de Irã x Tailândia e Suécia x Japão, que jogam no final da tarde desta sexta-feira (17), também na Arena.
Os jogos neste sábado começam às 8h, com a disputa do sétimo lugar masculino. Às 10h15 acontece a disputa do quinto lugar masculino; às 12h30, a disputa do terceiro lugar masculino e às 14h45 a disputa do terceiro lugar feminino.
Após a final feminina será realizado o cerimonial de encerramento, com a premiação dos campeões, vices e destaques individuais das duas categorias.
Apoio
O Mundial de Futsal, que começou no dia 17 de novembro, contou com a participação de 400 surdoatletas de 16 países, divididos em 20 equipes, sendo seis na categoria feminina e 14 na masculina.
Este é o segundo grande evento para atletas surdos realizado na cidade com apoio da Prefeitura. Em dezembro de 2021, São José dos Campos recebeu o Surdolimpíada Nacional, que contou com a participação de cerca de 800 atletas.
O campeonato é um evento internacional realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) em parceria com o Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) e com apoio da Prefeitura de São José dos Campos, da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e do ICOM-Libras.