publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José amplia parceria e aumenta serviços de fisioterapia

Mais saúde, mobilidade, bem-estar, alegria e esperança com atendimento personalizado e cuidados constantes

A aposentada Rosana Lima feliz com a recuperação de sua mobilidade. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

A vida da aposentada Rosana Martignoni Ribeiro Lima, que tem 63 anos e mora no Parque Industrial, na região sul de São José dos Campos, ganhou novas cores e novo sentido em junho deste ano, quando ela começou a frequentar o Centro de Práticas Supervisionadas.

O núcleo de fisioterapia da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) atende gratuitamente pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) no município em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.

Até iniciar as sessões, realizadas uma vez por semana no campus Urbanova da Univap, na região oeste, Rosana praticamente não levantava da cama.

“Quando comecei a fisioterapia aqui há cinco meses, tinha mobilidade bem comprometida. Não conseguia ficar de pé e muito menos andar. Hoje, tudo mudou. Minha vida melhorou muito. Agora, consigo ficar de pé e andar. E estou melhorando cada dia mais”, disse a aposentada.

“Estou no céu aqui neste centro de fisioterapia, onde me sinto totalmente acolhida e abraçada por todos. A Univap e a Prefeitura estão de parabéns por nos proporcionarem este serviço, que ajuda tantas pessoas”.

Vida nova

Quem também tem muitos motivos para se alegrar é a dona de casa Viviane Aparecida de Oliveira, que tem 41 anos e mora na Vila Tatetuba, na região leste.

Miguel, seu filho de 8 anos, também desde junho faz tratamento no Centro de Práticas Supervisionadas da Univap, com três sessões por semana de fisioterapias neurológica e cardiorrespiratória e hidroterapia.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Hoje, o Miguel cai bem menos que antes. Ele está evoluindo muito em todas as áreas desde que começou as sessões de fisioterapia. Rezo todos os dias para que este tratamento seja mantido porque é diferenciado”.

Segundo Viviane, o tratamento de Miguel tem feito bem para toda a família.

“Não é só o Miguel que foi beneficiado. Toda nossa família foi acolhida, com atendimento humanizado. Tem sido uma benção de Deus em nossas vidas. Os profissionais que cuidam do Miguel são anjos de Deus aqui na Terra”.

Reabilitação

A parceria entre a Univap e a Prefeitura de São José para oferecimento de serviços de fisioterapia gratuitos para pacientes dos SUS no município foi firmada em 2018.

Já foram realizados 3.400 atendimentos desde o início do convênio, sendo 468 sessões apenas neste ano.

O atendimento é realizado dentro da própria universidade, por professores, fisioterapeutas e 27 alunos do curso de fisioterapia, que atuam sob supervisão destes profissionais.

A coordenadora do curso de fisioterapia da Univap, professora Alessandra de Almeida Fagundes, destacou a importância da parceria com a Prefeitura para recuperação dos pacientes.

“Estamos muito satisfeitos com esta parceria com a Prefeitura, que é fundamental e proporciona à comunidade joseense reabilitação e recuperação com atendimentos clínicos de excelência em diversas especialidades”.

A opinião foi compartilhada pelo coordenador de Reabilitação de São José, Átila Araújo Cartaxo, que é funcionário de carreira da Secretaria de Saúde.

“Esta parceria com a Univap fornece um alto nível de assistência aos pacientes, garantindo que tenham mais saúde, qualidade de vida, cuidados e bem-estar. Desempenha um papel fundamental na prevenção e reabilitação de lesões musculares e articulares, além de contribuir para a prevenção de doenças e sequelas”.

Reforço no atendimento

A parceria com a Univap reforçou o atendimento que já é oferecido pela Prefeitura nas três Unidades de Reabilitação, que funcionam nas regiões centro (atendendo também a região norte), sul e leste.

Nestes locais, são atendidos pacientes do SUS nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, além de oferecer apoio psicológico para pessoas com deficiência e casos agudos e pós-cirúrgicos em ortopedia, reumatologia, traumatologia e casos neurológicos.

Juntas, as três unidades atendem, em média, 900 pacientes e realizam aproximadamente 3.000 sessões por mês.

Em outra frente de atuação para ampliar os serviços de fisioterapia para a população, a Prefeitura credenciou clínicas particulares que, juntas, realizam 15 mil sessões e 1.500 consultas por mês.

Seja no Centro de Práticas Supervisionadas da Univap em parceria com a Prefeitura, seja nas três Unidades de Reabilitação mantidas pela Administração Municipal, seja nas clínicas particulares credenciadas, os pacientes estão em boas mãos. É gente cuidando de gente.

Afinal, como ensinou a enfermeira italiana Florence Nightingale, fundadora da Enfermagem moderna e pioneira no tratamento humanizado de pacientes, “existe cuidado sem cura, mas não existe cura sem cuidado”.

Serviço

Centro de Práticas Supervisionadas

Endereço: Campus Urbanova da Univap (avenida Shishima Hifumi, 2.911, no bairro Urbanova, na região oeste). Funciona no Bloco 7, na Faculdade de Ciências da Saúde

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: 3947-1086

Como acessar o serviço: Mediante encaminhamentos feitos por médicos da rede pública municipal de saúde que atuam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), hospitais públicos e UESs (Unidades de Especialidades de Saúde)

Infraestrutura: Nove consultórios e seis ambulatórios com espaços abertos para atendimento e fisioterapia, incluindo piscina

Especialidades:

• Neurologia infantil e adulta

• Ortopedia

• Cardiorrespiratória

• Traumatologia

• Reumatologia

• Pneumofuncional

• Uroginecologia

• Obstetrícia

Público-alvo:

• Pacientes com câncer de mama, próstata e pulmão

• Pacientes com transtornos respiratórios

• Para prevenção cinética-vascular em pacientes clínicos e pós-cirúrgicos

• Pacientes pós-operatório de médio e grande porte

• Pacientes pós-operatórios e clínicos com complicação sistêmica e distúrbios neuro-cinético-funcionais

• Pacientes com disfunções urogenitais e para pacientes pós-operatório com disfunções urogenitais

Botão Voltar ao topo