Com a participação de 5 folias de reis, o Museu do Folclore de São José dos Campos abrirá o presépio no domingo (3), a partir das 13h30, no Parque da Cidade.
O encontro, que marca o início do ciclo de Natal, também servirá para o espaço comemorar 26 anos de existência.
O presépio, neste ano, foi montado pelo mineiro José Paulo de Oliveira, 83 anos, com a ajuda de familiares e amigos. Ele é integrante da Cia dos Três Reis Estrela do Oriente e realiza a atividade há 62 anos, produzindo as próprias peças, feitas de madeira e alumínio.
“Quando recebi o convite para montar o presépio do Museu do Folclore, fiquei ansioso, pois teria oportunidade de mostrar a minha tradição e devoção”, declarou José Paulo. “Estou orgulhoso em poder reunir minhas filhas, neto, genro, sobrinho e irmão para fazer este trabalho. Foi muito gratificante.”
Participarão da manifestação os seguintes grupos: Irmandade de Santos Reis, Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha, Folia de Reis do Mestre Zé Mira e Cia dos Três Reis Estrela do Oriente (de São José dos Campos) e Folia de Reis Filhos do Oriente (Jacareí).
Gestão
O Museu do Folclore está instalado no Parque da Cidade desde 1997, onde mantém uma exposição de longa duração, uma biblioteca especializada em cultura popular e uma brinquedoteca, além de realizar várias atividades.
O museu é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e funciona sob gestão do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada em 1988.
Museu
Avenida Olivo Gomes, 100, Santana (Parque da Cidade)
3924-7318 e 3924-7354
www.museudofolclore.org