O mês de novembro é marcado como o Mês da Consciência Negra, período em que diversas ações de conscientização da população acontecem em Pindamonhangaba.
A Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos promoveu uma programação especial para celebrar a data. As atividades foram gratuitas e a programação foi diversificada, incluindo atividades culturais e educativas. O objetivo foi envolver a população na celebração do Mês da Consciência Negra e promover a conscientização sobre a importância da luta contra o racismo e a discriminação.
Entre as atividades realizadas, destacam-se entrega de homenagens a personalidades negras da cidade; apresentações de peças teatrais sobre a história e a cultura negra; caminhadas culturais pelo centro da cidade; desfile de beleza negra; shows com bandas consagradas e regionais; aulas de ritmos afro-brasileiros; rodas de conversas; sessão solene alusiva à Consciência Negra; apresentação de Maracatu e Hip Hop.
A programação foi amplamente divulgada nas redes sociais e no site da Prefeitura, e teve bastante procura. Em todas as atividades, a população pôde participar e aprender mais sobre a cultura e a história negra.
“A conscientização da população sobre a importância da luta contra o racismo e a discriminação é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
As ações promovidas pela Prefeitura são importantes para promover este debate e sensibilizar a população sobre esta importante pauta”, afirmou o secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado.