Muitos falavam que iria chover, mas foi o sol quem viu de perto o treino classificatório que definiu o grid de largada da nona e última etapa da Fórmula Truck no Autódromo Zilmar Beux de Cascavel.
Quem puxa o pelotão de largada será Pedro Muffato, seguido de Taio Agostini e João Santa Helena. O piloto da equipe Muffatão/Energy cravou o tempo de 1m23s007, contra 1m23s097 do segundo colocado.
Este domingo (10) marca a possibilidade de Pedro Muffato levantar o título da temporada diante da sua torcida. O veterano piloto de 83 anos soma 241 pontos, diante de 205 pontos acumulados por Taio Agostini, que apesar de estar 36 pontos atrás, não deve facilitar a vida do experiente piloto cascavelense.
Mesmo que precise de apenas um décimo lugar, Muffato não quer saber de cantar vitória antes da hora. “Veja o Palmeiras, mesmo com o título praticamente garantido, só comemorou depois do apito final. Só vamos comemorar depois da bandeirada”, comparou.
Na pista
Muffato dominou praticamente todos os treinos livres da sexta e do sábado. Nos treinos oficiais, fechou o primeiro turno do classificatório também em primeiro, com o tempo de 1m22s946, seguido de Agostini com 1m24s157 e Zetti, que fechou os três primeiros colocados com 1m24s557. Óleo na pista acabou atrapalhando a primeira sessão, reduzindo o tempo na busca pela ponta.
Já no top qualifying, o treino que levou os oito mais rápidos para disputarem a pole position, o clima esquentou de verdade e o melhor tempo foi disputado volta a volta. Ramires Fontenella e Zetti acabaram apresentando problemas e não foram para a pista.
Os que foram, apertaram fundo o acelerador. Quando Agostini cruzou a marca e cravou seu tempo, parecia que a pole estava definida. Nisso o caminhão de número 20 apontou na reta oposta levantando poeira, contornou “quase que de lado” a curva oito, para rasgar a reta da vitória e cravar a melhor marca, apenas 9 centésimos à frente do segundo colocado. “Foi ‘meio pelo de grilo’ essa diferença”, brincou Pedrinho Muffato, estrategista do time.
Estratégias para a corrida
Calmo como sempre, Pedro Muffato desceu do caminhão muito aplaudido pela sua torcida, que lotou o box do veterano. “Comemoração só amanhã (domingo), depois da bandeirada”, explicou, pedindo cautela. “A pista está muito boa, o equipamento está muito bom, a torcida deve comparecer, então será uma grande corrida”, finalizou Pedro Muffato.
A largada para a última etapa da temporada 2023 neste domingo, 10 de dezembro, será transmitida pela RedeTV! e no canal do Youtube da categoria. Pedro Muffato, que corre com caminhão Scania, tem apoio das marcas Muffatão, Açucareira Energy, Doce Sucar, LDP Peças, Coopavel e Disnorte.
Os 8 primeiros no grid deste domingo
- Pedro Muffato 1m23s007
- Taio Agostini 1m23s097
- João Santa Helena 1m25s165
- Alvaro Bendo 1m25s418
- Marcio Rampon 1m25s459
- Jorginho Feio 1m26s681
- Ramires Fontanella sem tempo
- Zetti sem tempo