Cerca de 28 mil pessoas já foram sensibilizadas com as ações educativas da Operação Especial de Trânsito para o Natal, realizada desde o dia 4, nos principais cruzamentos da região central, das 9h às 21h, acompanhando o horário do comércio local. As atividades irão ocorrer até o dia 24 deste mês.
A operação inclui o apoio de agentes na travessia de pedestres em faixas não semaforizadas e o uso de bonecos infláveis posicionados nos cruzamentos para chamar atenção e reforçar prioridade na travessia de pedestres.
Entre janeiro e novembro deste ano, já foram realizadas 374 ações voltadas aos pedestres por meio da campanha Sinal de Gentileza, que conscientiza a população sobre travessia segura.
Atualmente, os agentes da mobilidade estão nos cinco cruzamentos mais movimentados da região, no cruzamento da praça Afonso Pena com as ruas Humaitá e Rubião Júnior e do cruzamento da rua Sete de Setembro com Rubião Júnior, Coronel José Monteiro e Sebastião Humel.
Moradores que circulam e trabalham na região central aprovaram a operação.
A vendedora Fátima Moreira, 67 anos, moradora do bairro Monte Castelo, considera importante a ação educativa do trânsito, durante o período de Natal em razão do aumento do fluxo de pessoas.
“Os agentes são sempre bem-vindos, até porque eu conheço esse pessoal. Estou aqui há muito tempo e é bom eles estarem aqui porque no natal há um fluxo muito grande de pessoas, de todos os lados, e geralmente as pessoas andam muito distraídas e não olham para nada. Não olham para o carro e só pensam em comprar, então é muito importante que estejam aqui no Natal”.
A professora de inglês, Taisa Lopes, 20 anos, moradora do bairro Jardim Alvorada disse que a operação de trânsito contribui bastante, principalmente para a locomoção nos horários de pico. “Ajuda para gente não se atrasar para escola e para o trabalho principalmente. Meus amigos relatam que é muito bom pois não acumula muitos carros na via”.
Além dos cruzamentos fixos, durante a operação, os agentes também podem atuar em outros locais da região central, que demandam uma organização no trânsito.
Balanço
Em 2023, foram realizadas mais de 1.200 ações que atingiram cerca de 356 mil pessoas. A maior parte delas, 427, foram operações educativas no entorno de escolas das redes pública e privada.
Também foram realizadas 374 ações voltadas aos pedestres por meio de campanhas como Sinal de Gentileza que conscientiza sobre travessia segura.
O Educamob realizou ainda 212 palestras orientativas, 156 operações voltadas para ciclistas e 34 blitz em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.