publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Cerimônia em Caçapava comemora os 80 anos da Polícia do Exército Brasileiro

A PE tem sua origem ligada a 2ª Guerra Mundial, sendo em 6 de dezembro de 1943, criado o pelotão de Polícia Militar (PPM) para atuar nos campos de batalha da Europa

Formatura militar em Caçapava. (Foto: Crésio Morais)

A Polícia do Exército Brasileiro está comemorando 80 anos de criação. A PE tem sua origem ligada a 2ª Guerra Mundial, sendo em 6 de dezembro de 1943, criado o pelotão de Polícia Militar (PPM) para atuar nos campos de batalha da Europa. Os membros deste pelotão tinham características que os distinguiam, utilizavam um braçal com as letras MP (Military Police) e duas garruchas douradas na gola. Anos depois, esta denominação veio a se tornar Polícia do Exército, com a criação do 1º Batalhão de Polícia do Exército.

Em 2023, a Polícia do Exército completa 80 anos de sua criação que, desde o início, é uma especialidade da Arma de Infantaria, vocacionada para a fiscalização e manutenção da ordem e da disciplina e, mantém, desde a 2ª Grande Guerra, sua distinção ao ostentar o seu braçal com as letras PE.

Para celebrar a data, rememorar feitos, cultuar e enaltecer as tradições da PE, foi realizada no dia 13 de dezembro, uma cerimônia na sede do 12º Pelotão de Polícia do Exército, integrante da 12ª Brigada de Infantaria Leve, em Caçapava (SP), com a presença de autoridades e convidados.

Capitão Arthur Lourenço, comandante do 12º Pel PE, durante entrega de umas das honrarias na cerimônia. (Foto: Crésio Morais)

Durante a cerimônia foram realizadas a entrega de condecorações a militares do 12º Pel PE, a Medalha Marechal Zenóbio da Costa e a Medalha Sexagenário de Criação da Polícia do Exército, pelos relevantes serviços prestados a Polícia do Exército. Também foi realizada a entrega da Medalha Combatente da Força Pública, do Instituto Histórico Militar, pelos serviços prestados a sociedade paulista e a história militar.

Na solenidade ainda foram entregues diplomas de Amigo do 12º Pelotão de Polícia do Exército bem como a medalha do pelotão para militares e civis, honrarias destinadas a fortalecer o espírito de corpo, cultuar as amizades e valores castrenses.

Veja também

Botão Voltar ao topo