Na última semana, o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil alcançou importantes marcos em missões internacionais no Egito e na Etiópia.
Com a participação do secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Júlio Ramos, o Mapa conseguiu intensificar de forma significativa os laços comerciais e diplomáticos com os dois países africanos.
No Egito, o ponto alto foi a abertura do 74º novo mercado para o setor agropecuário brasileiro, com ênfase na exportação de pescados e produtos derivados.
Somente em 2023, o país registrou movimentações de mais de 550 milhões de dólares nesse mercado. Esta importante conquista foi formalizada em uma reunião.
Nela, estiveram presentes o secretário adjunto Júlio Ramos; o vice-ministro de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura do Egito, Saad Moussa; ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil no Egito, Bernardo Penha Brasil; e o adido agrícola do Mapa no país Rafael Mohana.
No ato, também foram iniciadas tratativas para estabelecer mais duas frentes de exportações para produtos agrícolas brasileiros, que já estão em análise pelo governo egípcio.
Além disso, a delegação do Mapa realizou seminários e reuniões bilaterais sobre acordos comerciais, tanto no Egito quanto na Etiópia, com foco no primeiro semestre de 2024.
As discussões, que envolveram representantes do Ministério das Relações Exteriores e da ApexBrasil, abordaram o fortalecimento das relações comerciais e a promoção do agronegócio brasileiro.
Na Etiópia, a missão do Mapa concluiu as atividades em Adis Abeba, a capital e sede da União Africana. A agenda incluiu reuniões com representantes do Ministério da Agricultura etíope e da Industrial Parks Development Corporation, visando intensificar a cooperação bilateral e o intercâmbio de conhecimentos agrícolas.
Nesses encontros, o Brasil teve a chance de ressaltar a força do seu setor agropecuário e identificar áreas potenciais para expansão. Além disso, foi feito um pedido de apoio para facilitar a exportação da expertise brasileira em tecnologia agrícola.
“Essas missões representam um passo significativo para o Ministério da Agricultura do Brasil, não apenas na ampliação dos mercados para os produtos brasileiros, mas também na consolidação das relações internacionais do país no cenário agrícola global”, ressaltou Julio.