publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda: Bairro Maricá recebe Centro Municipal de Artes Marciais

(Foto: Divulgação/PMP)

Pindamonhangaba inaugurou, nesta terça-feira (19), o Centro Municipal de Artes Marciais “Rayane Helena de Souza Andrade de Oliveira”.

O centro conta com um espaço amplo e moderno, com tatames e vestiários. O local será utilizado para a prática de diversas artes marciais, incluindo jiu-jitsu, karatê, tae kwon do e judô.

Estiveram presentes na inauguração do Centro Municipal de Artes Marciais, o prefeito Dr. Isael Domingues, o vice-prefeito Ricardo Piorino, o secretário de Esportes e Lazer Everton Chinaqui, o secretário adjunto de Esportes e Lazer João Biro, a secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco, o presidente da Câmara dos Vereadores Norbertinho, o vereador Rogério Ramos, a diretora do Procon e ex vereadora Gislene Cardoso, o avô da Rayane Geonias de Oliveira, conhecido carinhosamente como Funil, e o pai da Rayane, Geison de Oliveira, representando a família da homenageada, entre outros.

O projeto social Rayane foi criado em 2016, com o objetivo de promover a inclusão social e a prática de esportes para crianças e adolescentes de baixa renda. O projeto é gratuito e oferece aulas de jiu-jitsu, karatê, tae kwon do e judô, e já atendeu mais de 500 crianças e adolescentes.

Os alunos do projeto já conquistaram diversos títulos em competições regionais, estaduais e nacionais. O Centro Municipal de Artes Marciais englobará o projeto social e ainda promoverá treinamentos, aulas e competições nas diversas artes marciais.

O pai da menina agradeceu a homenagem e falou sobre a importância do projeto social que leva o nome da filha. “Agradeço ao prefeito, ao vice-prefeito e a todos os envolvidos nesse projeto. É uma homenagem muito importante para nós, que nos ajuda a manter viva a memória de minha filha”, disse Geison.

O avô de Rayane também estava emocionado durante a cerimônia. “Não é fácil perder uma pessoa tão especial, ela nos marcou muito e, através desse projeto, esperamos marcar a vida de muitas pessoas também”, disse Funil.

A avó da Rayane, Maria Regina de Oliveira, demonstrou seu sentimento de orgulho com os resultados que o projeto vem atingindo. “Esse é um projeto lindo, que leva Pindamonhangaba aos pódios do mundo e nos enche de orgulho”, disse. “Obrigado aos envolvidos por nos ajudar com esse sonho”, finalizou.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Os famíliares de Rayane também entregaram uma carta de agradecimento aos envolvidos na ampliação do projeto.

O secretário de Esportes e Lazer, Everton Chinaqui, também reconheceu a grandiosidade do projeto.

“Eternizamos o nome da Rayane e demonstramos a força da união. Tenho certeza que o espaço formará diversos cidadãos de bem. Estamos investindo pesado em esportes, com projetos lindos como esse, que irão mudar a vida de diversas pessoas em nossa cidade. A Rayane está viva em cada um de nós”, finalizou.

O prefeito Dr Isael Domingues destacou o significado do nome Rayane, que significa “aquela que veio para brilhar”. “Rayane foi uma criança especial, que veio para brilhar, e deixou um legado de amor e solidariedade.

Essa unidade é uma forma de homenagear a sua memória e de continuar o seu sonho”, afirmou o prefeito.

Ao final da cerimônia, o representante do bairro, Carlinhos, e os familiares da homenageada receberam as chaves do prédio e puderam conferir seu interior, com uma comunicação visual pensada especialmente para abrilhantar ainda mais o espaço.

Com a nova unidade, de 633,72 m² construídos, o projeto Rayane, que antes atendia 100 crianças, agora poderá ter sua capacidade dobrada e atenderá também adultos interessados em iniciar nas modalidades. As inscrições para participar do projeto reabrirão em 2024.

Breve biografia de Rayane
Aos 21 de janeiro de 2007, nascia às 00 horas e 50 minutos, na Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba, Rayane Helena de Souza Andrade de Oliveira.

Filha de Geison Andrade de Oliveira e Elizabete de Souza, tendo como avós paternos Geonias de Oliveira e Maria Regina Barbosa de Oliveira, e avós maternos Edeltudres Perua de Souza Neto e Marcia Aparecida de Oliveira Souza.

Vinha ao mundo, nesta data, esta menina chamada Rayane, uma bebezinha tranquila e doce. Sua pequena passagem por aqui foi uma grande lição de amor, respeito e empatia para com o próximo, pois, mesmo tão pequena seu espírito era grande e muito evoluído para sua idade, chegando a surpreender e deixar a todos atônitos, com seus pensamentos que eram muito além de seu tempo e sua idade. Sua família mais aprendia do que ensinava.

Uma aluna exemplar e muito querida por todos na escola, sempre era escolhida para ser conselheira de classe, ajudava os amigos nas atividades escolares e também sempre prestativa com seus mestres na sala de aula.

Quinze dias antes da sua partida, fez uma redação na escola onde surpreendeu a todos e tirou nota dez. Ela fez um desenho dela com os cabelos longos até a cintura e na roupa dessa personagem um raio e o nome desta personagem era ‘Telecinézia’ e a família se perguntava “de onde ela havia tirado este nome?” Ela respondeu: “do meu futuro”.

Então na narrativa de sua redação ela relatou assim: “Eu sou a ‘Telecinézia’ eu vou mudar o mundo! Eu quero a igualdade para todas as crianças, que todas tenham casa, comida, estudos, sejam amados e respeitados, que todos vivam em família e que ninguém faça distinção de sua cor e raça e condição social.

Ela era uma criança muito diferente no modo de pensar e agir, um ser muito evoluído para seus apenas 8 anos de idade. Ela se foi e deixou essa missão para aqueles que estão abraçando este sonho de, através do esporte, transformar vidas e unir famílias.

Botão Voltar ao topo