Com o total de 1.085 professores, a rede de ensino municipal conta atualmente com 41 escolas e 23 CMEIs, tendo recentemente inaugurado as novas creches: Centro, Mantiqueira, Crispim, Cidade Nova e Araretama. Em breve previsão de inaugurar CMEIs Arco Íris, Alto do Tabaú e Bem Viver e com previsão futura de finalizar a CMEI Parque das Palmeiras e ampliação CMEI Caic no Araretama, visando zerar o déficit de vagas de creche no município.
Outro avanço foi a entrega de dois grandes equipamentos que estão qualificando ainda mais o atendimento aos estudantes. No antigo Colégio Comercial João Romeiro, foi inaugurado o Núcleo Avançado Pinda Educa Mais, que oferece aulas complementares no contraturno escolar para 900 estudantes do ensino fundamental com diversas atividades, como oficina de fotografia, rádio, braile, libras, podcast, fanzine, e-zine, dentre outros.
“Ressaltamos que o contraturno escolar atende hoje mais de 2 mil estudantes. Além no Núcleo Educa Mais, temos Aula Reforço, Aula Extra (parceria Tenaris), Aula Musical Fanfarra e aulas esportivas”, afirmou a secretária Luciana Ferreira.
No bairro do Santana, outro grande equipamento foi inaugurado, abrigando a nova sede administrativa da Secretaria de Educação e futuramente o local irá abrigar o Setor de Suprimentos Escolares, uma nova unidade Ensino Infantil (creche) e um NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico) para atendimento de moradores do Santana, Alto Tabaú e região
A Prefeitura ressalta que outra melhoria, oportunizada em poucos municípios da região, é o dispositivo da Lei 13.935/19, LBI Lei Brasileira de Inclusão que prevê a presença de um profissional de apoio escolar, quando necessário, em salas de aula onde há estudantes com deficiência intelectual, visual, auditiva, física ou múltipla, com síndrome de down, paralisia cerebral ou transtorno do espectro autista (TEA). Esse profissional exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária.
“Sua função principal é facilitar a acessibilidade do estudante com deficiência. Cada profissional deve atender, no máximo, três crianças, de forma a facilitar a inserção delas na sala de aula da melhor maneira possível”, finalizou a secretária.