Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de São Sebastião desenvolveram um projeto de pesquisa em parceria com cientistas do Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo do grupo é conter a bioinvasão do coral-sol, uma espécie originária do Oceano Pacífico, que se prolifera rapidamente e compete com espécies nativas, gerando desequilíbrio ecológico.
Eduarda Espindola Silva, Gusthavo Marques Dantas Pereira de Araújo e Kauê Câmara Leal de Oliveira são alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Meio Ambiente e, no laboratório de ciências da Etec, desenvolveram uma pasta aderente, com ingredientes acessíveis e de fácil disponibilidade no mercado, como soda-cáustica, para preservação da vida marinha. O tema está relacionado a um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030, que trata da preservação da vida na água.
“Esse coral tem infestado o litoral brasileiro inteiro, a ponto de chegar até a unidade de preservação de Alcatrazes. Os estudantes usaram muita criatividade para desenvolver um biocida nesse formato”, conta o orientador do grupo, Fernando Freitas de Oliveira.
A pasta passou por algumas etapas até atingir a consistência necessária e foi levada a testes no CEBIMar por intermédio dos pesquisadores Maria Soledad Lopez e Sérgio Augusto Coelho de Souza. Os resultados mostraram que o produto promove a necrose tecidual e a morte dos corais invasores. A pesquisa, produção e o resultado, foram publicados como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado: Desenvolvimento de Produto Biocida para Aplicação no Controle da Bioinvasão pelo Coral-Sol.
“Já temos uma boa relação com a USP em São Sebastião, realizando visitações e atividades. Mas é a primeira vez que desenvolvemos um trabalho tão importante em conjunto. Esses alunos praticamente fizeram uma iniciação científica, ao lado de pesquisadores renomados”, completa Oliveira.
A próxima etapa do trabalho é a realização de experimentos para avaliar a eficácia do produto in loco, em costões rochosos que estão infestados com esse coral invasor. Até o momento, o controle da infestação pelo coral-sol envolve métodos trabalhosos e dispendiosos, como a remoção manual por mergulhadores.
Etec São Sebastião
A Etec de São Sebastião oferece Ensino Médio Integrado ao Técnico em Marketing, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Agenciamento de Viagens e Administração. Oferta ainda a modalidade Articulação dos Ensinos Médio-Técnico e Superior (AMS) em Administração e Desenvolvimento de Sistemas. Também é possível cursar técnicos modulares no período noturno, na modalidade presencial, em Gastronomia e Teatro.